A Câmara Municipal de Felgueiras convida as pessoas a “Viver Codeçais”, uma aldeia de Felgueiras classificada como Aldeia de Portugal.

A iniciativa desenvolvida nesta localidade traduz-se na organização de uma atividade que se realizará no dia 12 de junho e permitirá aos participantes vivenciarem aquele magnífico núcleo rural e a sua envolvência, através de uma caminhada que percorrerá um vasto património cultural e natural que a freguesia de Sendim encerra, de onde se destaca a Ponte de Codeçais, a Fábrica do Jordão, os Moinhos de Corvete, a Casa de Sergude e a Villa Romana de Sendim.

No centro da aldeia será servido um almoço ao qual se seguirá uma peça de teatro intitulada ‘’EM CODEÇAIS CONTOU-SE… ERA UMA VEZ D.PEDRO E D.INÊS’’ e que retratará as vivencias e lendas passadas das gentes de Codeçais, freguesia de Sendim.

Codeçais, classificada como Aldeia de Portugal, é uma aldeia rural da freguesia de Sendim que ainda hoje ostenta as marcas da sua principal vocação, a agricultura.

O edificado que possui retrata a morfologia das casas agrícolas desde o século XVIII até aos dias de hoje, não obstante a que a sua génese da aldeia seja do século XVI, pelo menos.

A paisagem, ainda hoje marcadamente rural, envolve o aglomerado da aldeia num verde imenso dos campos agrícolas e da floresta que a rodeia.

Para além das casas rurais, espigueiros, sequeiro e eira, a aldeia é marcada por duas construções ligadas a uma personalidade ímpar do concelho de Felgueiras, o Dr. Luís Gonzaga de Fonseca Moreira, que terá nascido na Quinta do Meio e edificado a soberba Casa do Castelo.
A inscrição é obrigatória, os interessados em participar devem enviar um e-mail para villaromana.sendim@cm-felgueiras.pt
Devido a situação pandémica do nosso concelho as inscrições estão limitadas a 60 participantes.

Programa:
09h00 – Caminhada de 12 Km – Concentração na Aldeia de Codeçais