A educação em Felgueiras na rota da inovação

O Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) promovido pelo Município de Felgueiras em parceria com a Comunidade Intermunicipal Tâmega e Sousa, cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE – Fundo Social Europeu, iniciou em dezembro de 2018 e terminará em novembro de 2021.

O PIIICIE de Felgueiras procura estar alinhado com a realidade da comunidade educativa do concelho, através de um diagnóstico aberto, dinâmico e interativo. Este objetivo, cada vez mais consistente com o modelo de intervenção do PIICIE, coloca Felgueiras na rota da inovação de práticas e estratégias educativas promotoras do sucesso dos/as alunos/as do concelho. Destacam-se, neste âmbito, algumas das iniciativas diferenciadoras que decorrem no ano letivo 2019/2020:

Laboratório de Educação Artística: Educar pel’Arte

Laboratório de Educação Artística (LabEA) resulta de uma parceria com a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Este projeto, direcionado às crianças do pré-escolar e aos alunos/as de 1º e 2º anos de escolaridade, tem como principal objetivo introduzir estratégias e práticas diferenciadoras em contexto de sala de aula ao nível da expressão artística, favorecendo ambientes de aprendizagem que estimulem e valorizem a criatividade dos/as alunos/as.

Cada um dos Agrupamentos de Escolas do Município identificou o estabelecimento de ensino a integrar neste projeto piloto. As Escolas Básicas de Várzea, de Pombeiro, da Pedreira, de Idães, de Vila Cova da Lixa e a valência de pré-escolar da Escola Básica de Sendim integram a equipa envolvida, totalizando cerca de 300 alunos/as.

No passado dia 30 de setembro realizou-se o primeiro Seminário de Sensibilização promovido pelos/as investigadores/as da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, privilegiando o trabalho colaborativo e de proximidade com a comunidade educativa.

Os ateliers dinamizados ao nível do 1ºCEB tiveram início no dia 8 de outubro e decorrem com periodicidade bimensal. Os primeiros ateliers direcionados ao pré-escolar, desenhados para os períodos de interrupção letiva, decorrem nos próximos dias 18 e 19 de dezembro. Este projeto contempla ainda Oficinas de Capacitação dos/as docentes envolvidos/as, como forma de promover a continuidade de boas práticas nesta área curricular.

Deste projeto resultará a elaboração do Plano Municipal para o desenvolvimento da Educação Artística na educação pré-escolar e do 1ºCEB.

Abi Feijó dinamiza Oficinas de Cinema de Animação em Felgueiras

As oficinas de cinema de animação iniciaram em novembro de 2019 e resultam da reprogramação do PIICIE. Abrangendo 120 alunos/as do ensino secundário, ao longo do ano letivo 2019/2020 serão 6 as Oficinas de Cinema de Animação a decorrer na Escola Básica e Secundária de Airães, Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos, Escola Básica e Secundária de Idães, na Escola Profissional de Felgueiras, na Escola Secundária de Felgueiras e na Escola Secundária da Lixa.

A dinamização destas Oficinas conta com a colaboração de Abi Feijó, cineasta e produtor cinematográfico de animação premiado e com reconhecimento nacional e internacional.

Através destas oficinas pretende-se fomentar o desenvolvimento do pensamento crítico, a reflexão, a compreensão e assimilação de conteúdos multidisciplinares, através da arte do cinema.

As Oficinas de Cinema de Animação iniciam com a visita à “Casa-Museu de Vilar – A Imagem em Movimento”. Trata-se de uma instituição museológica, situada em Vilar do Torno e Alentém (concelho de Lousada), que se dedica ao Cinema de Animação. Possui três exposições permanentes, dispostas em três salas distintas: o “Pré-Cinema”, a “Arte de Abi Feijó e Regina Pessoa” e a “Animação Internacional”. As Oficinas que se seguem decorrem em contexto de sala de aula, com a participação de um/a docente responsável pela turma. Os/as alunos/as selecionam o tema e as técnicas que pretendem usar e são implicados/as ativamente em todo o processo criativo.

No final do ano, será promovida uma Mostra de Cinema de Animação aberta à comunidade felgueirense, momento em que serão apresentados os filmes que resultam desta atividade.

Oficinas de Empregabilidade arrancam na Escola Secundária de Felgueiras

As Oficinas de Empregabilidade resultam da parceria entre o Gabinete de Empreendedorismo da Escola Secundária de Felgueiras e a Equipa do PIICIE. Constituem uma metodologia para a capacitação dos/as alunos/as do 3.º ano do ensino profissional no que se refere à elaboração de um projeto profissional consistente e decisivo conducente à integração eficaz no mercado de trabalho.

As Oficinas operacionalizam-se em duas vertentes complementares. Numa primeira fase, serão dinamizadas sessões coletivas dirigidas ao grupo-turma, cujo objetivo é sensibilizar os/as alunos/as para a importância das estratégias e técnicas de procura ativa de emprego. Numa segunda fase, será desenvolvido um trabalho de apoio e orientação individual e personalizado para a elaboração do dossier de emprego, com recurso às estratégias de gestão de carreira.

O repto foi lançado aos restantes estabelecimentos com ensino profissional e a partir do 2.º trimestre as Oficinas de Empregabilidade estarão na Escola Básica e Secundária de Airães, na Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos, na Escola Básica e Secundária de Idães, na Escola Profissional de Felgueiras e na Escola Secundária da Lixa. Prevê-se com esta atividade chegar a 17 turmas do 12º ano do ensino profissional para orientar 340 alunos/as na procura de um emprego compatível com os conhecimentos adquiridos, aspirações pessoais e exigências do mercado de trabalho.