Alunos/as ERASMUS na EBS de Idães debatem a Proteção Ambiental

ERASMUS EBS de Idães

O Município de Felgueiras esteve presente, no passado dia 16 março e a convite da Escola Básica e Secundária de Idães, num debate sobre a proteção ambiental com alunos/as ERASMUS, provenientes da Finlândia, Itália, Roménia e Martinica.

A biblioteca da Escola ficou cheia de alunos/as e professores/as para, primeiro ouvir a apresentação do Município e depois debaterem problemas de educação ambiental, como a necessidade de separação dos resíduos, o que fazer com as baterias em fim de vida, etc.

Os/as alunos/as foram convidados a fazer uma reflexão sobre o que cada um/a de nós pode fazer pelo ambiente e que comportamentos pretendem modificar.

Num ambiente descontraído, alunos/as e docentes partilharam assim preocupações e soluções e colocaram várias questões sobre os projetos de educação ambiental do Município de Felgueiras, como o ECO-Escolas, ZEUS e o Fundo PIAS.

O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. No presente ano letivo, um total de 40 escolas aderiu ao Programa e encontra-se a desenvolver atividades temáticas, da qual o presente debate é um exemplo a apontar.

O ZEUS é um programa municipal de recolha de dados meteorológicos, através de dez estações instaladas nas escolas sede dos Agrupamentos de Escolas, Escola Secundária de Felgueiras, Escola Profissional de Felgueiras e ESTG, utilizados pedagogicamente pelos/as alunos/as e docentes.

O Fundo PIAS – Projeto Inovador de Ambiente e Sustentabilidade, é um fundo financeiro criado pelo Município para apoiar projetos das escolas em áreas como a água e energia. No presente ano letivo, foram financiados 2 projetos, um da Escola Profissional de Felgueiras intitulado “Green Boats” (corrida de barcos solares) e outro da Escola Secundária de Felgueiras intitulado “Caracterização e valorização ambiental das Barrias – impacte ambiental do aproveitamento hidroelétrico do rio Bugio”