Alunos/as vencedores/as do Concurso de Ideias Empreendedoras premiados/as com Missão Empreendedora a Aveiro

Realizou-se no dia 7 de junho de 2023, a viagem a Aveiro para premiar os/as alunos/as vencedores/as do Concurso de Ideias Empreendedoras, dos Agrupamentos de Escolas da Lixa, Airães, Idães, Dr. Machado de Matos, Escola Secundária de Felgueiras e Escola Profissional de Felgueiras que participaram na atividade e concurso “Sou Empreendedor@” promovidos pelo projeto IGEA Educa Felgueiras 21-23.

O Município de Felgueiras promoveu, ao longo do ano letivo 2022/2023 a atividade “Sou Empreendedor@”, tendo participado na mesma 168 alunos/as do ensino secundário que, num Concurso de Ideias Empreendedoras, apresentaram 30 ideias de negócio. Foi atribuído como prémio às 6 ideias mais inovadoras e empreendedoras uma Missão Empreendedora à cidade de Aveiro.

Os/as vencedores/as do concurso tiveram assim a possibilidade de usufruir de uma Missão Empreendedora à cidade de Aveiro, que começou pela vista, no período da manhã, ao Creative Science Park (PCI), a receção foi feita pelo diretor de Operações do PCI, Hugo Coelho que deu a conhecer as suas instalações, apresentou a lógica de funcionamento e os serviços que disponibiliza à Comunidade e apresentou o ecossistema de inovação e empreendedorismo do PCI. A visita continuou com a apresentação do Design Factory Aveiro (DFA) e a Universidade de Aveiro Incubator (UAI) que mostrou os vários projetos desenvolvidos no espaço destinado à incubação de empresas.

No período da tarde, visitaram a Fábrica Centro de Ciência Viva onde puderam aprender, divertindo-se e participaram com entusiasmo nas atividades: “E se Mendeleev estivesse aqui’!”, que pretende mostrar a evolução e a História da Ciência associada à construção da Tabela Periódica; na atividade “Mãos na Massa” onde aprenderam a fazer pão e por último na atividade de Laboratório, onde cada um/a se tornou um/a cientista e fez a sua própria pasta dos dentes.

Com esta atividade “Sou Empreendedor@”, no âmbito do projeto IGEA Educa Felgueiras 21-23, Felgueiras aposta na criação e reforço de uma geração de jovens mais capazes para enfrentar os desafios, e contribui para o envolvimento dos/as jovens e para o treino de competências empreendedoras fundamentais no seu percurso quer académico, quer pós académico, na integração no mercado de trabalho. Os Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar são cofinanciados pelo Fundo Social Europeu