Alunos da Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos foram selecionados para a competição nacional CINANIMA 2020

O filme “DECAPITADA” (Lenda de Santa Quitéria), produzido pelo coletivo de alunos da turma 12º TEAC, do Curso de Eletrónica da Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos, que integrou as Oficinas de Cinema de Animação no ano letivo 2019/2020, foi selecionado para a Competição Nacional na categoria Prémio Jovem Cineasta Português- Filmes feitos por Crianças e Jovens.

O trabalho destes jovens fazia parte de um universo de 1100 filmes levados a apreciação, foi selecionado pelo júri e estará em destaque na44ª edição do Festival CINANIMA 2020, Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho a realizar-se de 9 a 15 de novembro.

Os filmes produzidos foram desenvolvidos por alunos do ensino secundário, no ano letivo 2019/2020, nas oficinas de cinema de animação, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar,  atividade que visa potenciar aprendizagens inovadoras e facilitadoras de assimilação de conteúdos multidisciplinares, através da arte do cinema de animação.

A dinamização das oficinas ficou a cargo de Abi Feijó, cineasta e produtor cinematográfico de animação com elevado reconhecimento nacional e internacional e contou também com a colaboração dos docentes destacados das turmas que beneficiaram deste projeto. Assim foram identificadas inicialmente 6 turmas, uma por estabelecimento de ensino, mas, devido à situação epidemiológica, apenas se concretizaram as oficinas de cinema de animação em quatro estabelecimentos de ensino:

Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos, turma de Eletrónica, Automação e Computadores (TEAC) de 12ºano;

Escola Secundária da Lixa, turma de Multimédia de 12º ano,

Escola Secundária de Felgueiras, turma de Multimédia de 11º ano,

Escola Profissional de Felgueiras, turma de Multimédia de 11º ano.

As Oficinas de Cinema de Animação iniciam com a visita à “Casa-Museu de Vilar – A Imagem em Movimento”, instituição museológica, situada em Vilar do Torno e Alentém (concelho de Lousada), que se dedica ao Cinema de Animação. Posteriormente são realizadas as oficinas em contexto escolar, selecionam-se os temas e as técnicas a trabalhar, num trabalho articulado e de participação ativa de alunos e docentes em todo o processo criativo.