As Eco-Escolas concelhias lembram que é urgente proteger o ambiente

O mar começa aqui - EB Moure

Entre os dias 23 e 27 de maio, 28 ECO-ESCOLAS concelhias desenvolveram atividades relacionadas com a sensibilização ambiental para a preservação dos mares e oceanos: “O mar começa aqui” e para a promoção da biodiversidade: “Muros com Vida”.

Através da cor e da criatividade, cerca de 660 alunos/as registaram nas sarjetas e muros das escolas a sua mensagem de alerta para a necessidade de preservação do meio ambiente e da sustentabilidade.

A Vereadora Ana Medeiros referiu que “é gratificante verificar que as crianças e jovens estão muito motivadas e sensibilizadas para esta questão dos resíduos e o impacto que causam na natureza”, e finalizou dizendo que “ está muito esperançosa nestas gerações que têm a possibilidade de participar em programas como o Eco-escolas, desenvolvendo conhecimentos de educação ambiental que, de outra forma, não teriam acesso.”

O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education” (FEE), desenvolvido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e tem como objetivo encorajar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas escolas no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. A adesão do programa Eco-Escolas constitui um importante passo no caminho da sustentabilidade local, sendo um contributo fundamental para a criação de uma consciência ambiental entre os/as mais jovens e para a melhoria da qualidade de vida concelhia.

No ano letivo 2021/2022, estão integrados no Programa ECO-Escolas um total de 40 estabelecimentos de educação e ensino da rede pública do Município de Felgueiras desde a educação pré-escolar até ao ensino superior.