Atletismo retoma, 13 meses depois, às competições regionais em Felgueiras!

27 de março 2021 foi um excelente dia para a realização do Campeonato Regional de Corta Mato Longo, que teve a presença 162 atletas (juniores, seniores e veteranos), estando Felgueiras representado com cerca de 30 atletas, em representação das suas coletividades (União Desportiva de Várzea, NBA-Núcleo Barrosas Amador e NAI – Núcleo Amador de Idães).

Passaram 13 meses desde o último corta mato regional, também em Felgueiras, e os atletas retomaram assim e aqui as suas competições regionais, assistindo-se assim a uma satisfação de todos os atletas com esta retoma!

Com as alterações impostas para a realização da competição, esta decorreu de forma fantástica na zona desportiva de Felgueiras, traduzindo-se numa excelente tarde de atletismo, em segurança e com o cumprimento escrupuloso por todos os participantes das normas previstas no Plano de Contingência, que teve aprovação da Autoridade de Saúde Local.

O presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca, marcou presença no evento dando o tiro de partida para a prova masculina, estando acompanhado na cerimónia de entrega de prémios do Vereador do Desporto, Joel Costa e da Chefe dos Serviços de Desporto, Tânia Sousa.

Para o Presidente Nuno Fonseca ”Foi muito gratificante receber em Felgueiras a retoma do Atletismo, com um assinalável sucesso organizativo, agradecendo a confiança da Associação de Atletismo do Porto na nossa cidade e nos nossos equipamentos desportivos para a retoma do Atletismo. De salutar a organização da prova e o envolvimento dos serviços municipais, numa fantástica tarde em ambiente ao ar livre, praticando desporto em plena segurança. Foi para nós um enorme orgulho ficar na história do Atletismo regional. Aproveitamos para felicitar os atletas felgueirenses, que com o seu característico espirito de resiliência, superaram as adversidades desta situação pandémica, e retomaram as competições com conquistas nacionais (Rui Pinto) e regionais (Sara Duarte). Para todos os nossos atletas, uma palavra de coragem e confiança, para um futuro melhor, sempre com o nosso apoio! ”.

Em termos de resultados, realce para a vitória da Felgueirense Sara Duarte da Associação Cultural Desportiva S. João da Serra que venceu em femininos, depois de se ter sagrado vice-campeã  nacional de Sub 23, no fim de semana anterior, no Campeonato Nacional de Corta Mato que se realizou no Seixal.

Coletivamente a Associação Cultural Desportiva S. João da Serra venceu em femininos e o Maia Atlético Clube em masculinos.

Classificação individual feminina

1ª Sara Duarte – Associação Cultural S. João da Serra – 29.05
2ª Diana Sousa – Sport Comércio e Salgueiros – 29.32
3ª Sara Carvalho – Clube Desportivo S. Salvador do Campo – 29.54

Classificação individual masculina

1º Paulo Paula – Sport Comércio e Salgueiros – 31.10
2º Hugo Daniel Santos – Associação Cultural S. João da Serra – 31.18
3º Luís Mendes – Maia Atlético Clube – 31.47

Classificação Coletiva feminina

1ª Associação Cultural S. João da Serra – 34 pontos
2ª – Sport Comércio e Salgueiros – 67
3ª – Escola Atletismo da Trofa – 76

Classificação Coletiva masculina

1º Maia Atlético Clube – 32 pontos
2º Associação Cultural S. João da Serra – 41
3º Clube Desportivo S. Salvador do Campo – 49

Paralelamente disputou-se o Campeonato Nacional de Corta Mato da ANDDI (Desporto Adaptado) com Joana Campos, do Atlético Clube da Póvoa de Varzim a sagrar-se campeã nacional em femininos. Na prova masculina, o atleta Paulo Benevente da AJPINA foi o vencedor.

Resultados completos disponíveis em https://aaporto.net/paginaCompeticao.php?idComp=52#tbl_55

Reveja a prova dos atletas em https://www.facebook.com/aatlporto/videos/140980927948923 Felgueiras, é uma terra com tradição na formação de jovens na modalidade de atletismo, que projetou e continua projetar atletas de referência nacional, com praticantes nos melhores clubes portugueses, e tem desenvolvido uma aposta forte no fomento, crescimento e afirmação da modalidade, quer a nível local (Centro de Marcha e Corrida de Felgueiras), quer a nível nacional. Aproveitamos o momento para felicitar Rui Pinto, atleta Felgueirense, que venceu pela 3ª vez na sua história, como campeão nacional de corta mato longo. Rui Pinto (ex-SLB e formado na União Desportiva de Várzea) representa atualmente a  4RUN, e fez história ao vencer os 10000 metros em 31,14, devolvendo desde 1953 o título de campeão nacional a um atleta representando a Associação de Atletismo do Porto.