Biblioteca Municipal de Felgueiras recebeu a 13º edição do Concurso Nacional da Leitura – Final intermunicipal

A Biblioteca Municipal de Felgueiras, acolheu dia 5 de abril a 13ª edição do Concurso Nacional da Leitura – Final Intermunicipal com a presença de 90 crianças de 28 escolas dos 11 concelhos do Tâmega e Sousa a prestaram provas de forma a serem selecionados os dois representantes por cada nível de ensino (1º, 2º, 3º ciclos e secundário) que representarão a Comunidade Intermunicipal Tâmega e Sousa na Final Nacional que decorrerá em Braga.
Esta iniciativa decorreu durante todo o dia e dividiu-se em dois grandes momentos. Da parte da manhã os alunos fizeram a prova escrita. Da parte da tarde, tiveram a segunda parte da prova, com a leitura e defesa oral do excerto da obra que escolheram para prestar a prova escrita e oral.
Todos os participantes prestaram provas perante um júri que no final de todas as apresentações teve a difícil tarefa de apresentar vencedores e menções honrosas.
A cerimónia de entrega dos prémios contou com a presença de Bruno Eiras, diretor dos Serviços de Bibliotecas da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e a vereadora da Cultura da Ana Medeiros.
A vereadora da Cultura enalteceu a iniciativa e agradeceu a forma como todos tratam os livros e a leitura. “A nossa história, só faz sentido se a soubermos valorizar, aprofundar e partilhar. Ler é sem dúvida um dos nossos maiores tesouros e hoje ficou aqui bem vincado como todos devemos levar a sério para que sejamos capazes de nos afirmarmos enquanto seres humanos”. Acrescentou ainda a “forma inspiradora como todos os participantes viram nos livros e na leitura uma preocupação em enaltecer as suas capacidades e lutar por aquilo em que acreditam.”

Os alunos vencedores (ordem alfabética e por nível de ensino) da final Intermunicipal foram:
Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico:
Afonso Torres Monteiro da Mota e Silva – Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto
Margarida Pinto Nunes – Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca de Lousada
Alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Letícia Leão Ribeiro – Agrupamento de Escolas de Eiriz de Paços de Ferreira
Vasco Nogueira Gomes – Agrupamento de Escolas de Paços de Ferreira
Alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico
Bruno Tiago Oliveira – Agrupamento de Escolas de Resende
Matilde de Sousa – Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto
Alunos do Ensino Secundário
Gabriel Silva Ribeiro – Agrupamento de Escolas de Pinheiro de Penafiel
Laureana Maria Santos Barbosa – Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva

O concurso foi apresentado pelo autor e animador de leitura Bruno Batista.
Fernando Torres Moreira, docente e investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Manuela Barreto Nunes, Investigadora e autora de trabalhos sobre bibliotecas e Carla Tavares, da Unidade de Atividades e Projetos Escolares da Direcção-Geral Estabelecimentos Escolares, foram os elementos do júri a quem coube a responsabilidade de avaliar a prestação de todos os concorrentes e apresentar os finalistas.
O júri foi auxiliado, nas provas escritas, por uma equipa de professores dos agrupamentos de escolas e da Escola Secundária de Felgueiras.
Acrescenta-se ainda que o Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos não participou na organização uma vez que tinha 8 alunos a concurso.
Estiveram envolvidos nesta iniciativa 42 professores de 27 agrupamentos dos 11 Municípios do Tâmega e Sousa, Coordenadores Intermunicipais da Rede de Bibliotecas Escolares de todos os municípios da CIM e 11 Técnicos Superiores de Biblioteca e Bibliotecários dos Municípios do Tâmega e Sousa.
Esta fase, de caráter regional, servirá não só para celebrar a festa da leitura nas 23 Comunidades Intermunicipais mas também para apurar os 8 alunos (2 por cada nível de ensino) que representarão a sua Comunidade Intermunicipal e/ou Área Metropolitana na Final do Concurso Nacional de Leitura a realizar no próximo dia 25 de maio no Altice – Fórum Braga.