Abril – Mês da prevenção dos maus-tratos na infância

“Serei o que me deres… Que seja Amor!” É este o mote da campanha nacional que durante este mês assinala Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.

A Câmara Municipal de Felgueiras, em colaboração com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) concelhia, deu início às comemorações, no dia 1 de abril, com a colocação do Laço Azul na fachada do edifício dos Paços do Concelho e na Casa da Cultura Dr. Leonardo Coimbra (Lixa), na presença das crianças do município e da associação Berço das Artes, que entoaram o hino da CPCJ de Felgueiras.

As iniciativas prometem ser diversificadas e chamar a atenção para a questão dos maus-tratos na infância. “O bem-estar das crianças tem que ser encarado como primordial e, por isso, a elas devemos dedicar a nossa atenção e o nosso amor. A Câmara Municipal de Felgueiras estará sempre disponível para colaborar na resolução e na prevenção de qualquer situação de maus-tratos”, referiu Rosa Pinto, vereadora responsável pelo pelouro da Proteção de Menores.

As crianças e jovens de todo o concelho foram ainda convidadas a enfeitar guarda-chuvas com fitas preenchidas por frases escritas pelas suas próprias mãos. “Envolver as crianças na preparação das iniciativas é fundamental para as sensibilizar para a temática e é torná-las parte ativa num processo de prevenção fundamental na nossa comunidade”, afirmou Dina Peixoto, Presidente da CPCJ de Felgueiras. Ao longo do mês irão ainda ser distribuídos sacos com mensagens de sensibilização nas padarias e farmácias do concelho.

As comemorações terminam no dia 30 de abril com a formação de laços humanos realizados pelas crianças e jovens de todos os estabelecimentos de ensino do concelho.