Dia mundial da consciencialização do autismo

Dia 2 de abril
Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

A Câmara Municipal de Felgueiras associou-se às comemorações do Dia 2 de abril – Dia Mundial da Consciencialização do Autismo iluminando de forma simbólica o edifício da Biblioteca Municipal de Felgueiras de azul no âmbito da iniciativa #lightitupblue.

Ainda neste contexto de consciencialização lançou um desafio às escolas e IPSSs a enviarem fotos e/ou desenhos relacionados com esta temática (vestidos de azul, desenhos sobre a temática, corações humanos vestidos de azul, o que a imaginação providenciar!), tendo como objetivo permitir durante a elaboração dos desafios, conhecer as características do espectro do Autismo para melhor compreender a forma como se sentem condicionadas as pessoas que lidam com esta situação diariamente e preparar a sociedade em geral para falar da diferença e aceitá-la no seu quotidiano.

Ficam aqui alguns dos trabalhos enviados pela Associação para o Desenvolvimento Social da Freguesia de Margaride (ADSFM) e Centro Social e Paroquial Divino Salvador de Moure.

Realizou-se, entretanto a 21 de março, na Casa das Artes de Felgueiras, a palestra “Entender Autismo”, numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Felgueiras e da Associação Vencer Autismo, com a participação de Susana e Joe Santos, fundadores da associação.
A palestra permitiu obter conhecimentos aprofundados sobre o Autismo, os desafios diários que se enfrentam quotidianamente e as áreas a dar prioridade durante o desenvolvimento da criança.

Refira-se que a “Vencer o Autismo” foi um dos dez projetos europeus convidados para o evento da Comissão Europeia “Opening Up to an Era of Social Innovation” para apresentar o seu programa, Autism Rocks, que poderá ser visto no link: https://goo.gl/ZTDmNw.