Casa do Povo da Longra será reabilitada com o apoio da Câmara Municipal de Felgueiras

A Vila da Longra foi presenteada, nas comemorações do seu 19º aniversário, com um financiamento, por parte da Câmara Municipal, de cerca de 350 mil euros para a remodelação do edifício da Casa do Povo da Longra.

O Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca, assinou hoje, dia 03 de julho, o Acordo de Cooperação para a Remodelação e Reconstrução do Edifício da Casa do Povo da Longra.

Este documento compromete a autarquia a contribuir com 349 mil euros para a execução da obra orçada em cerca de 600 mil euros.

Na cerimónia, Nuno Fonseca assegurou que o seu executivo considera que “a Casa do Povo da Longra é um marco histórico e cultural desta vila e não poderia ficar encerrada muito mais tempo”. O autarca afirmou que “a Associação da Casa do Povo da Longra contribuiu muito para o desenvolvimento sociocultural, enquanto elemento impulsionador nas áreas da Cultura, Educação, Desporto, Ação Social, e outras”.

Dirigindo-se ao presidente da Direção da Associação da Casa do Povo da Longra, Adão Coelho, à Presidente da União de Freguesias de Pedreira, Rande e Sernande, Lúcia Ribeiro, aos elementos do Rancho Infantil e Juvenil da Casa do Povo da Longra, visivelmente emocionados, e à população, o presidente da Câmara sublinhou: “Este é o reconhecimento do vosso trabalho, do amor e da dedicação que os cidadãos têm por esta vila e pelo nosso concelho. Vocês merecem o maior respeito da nossa parte”.

O presidente da Direção da Associação da Casa do Povo da Longra, Adão Coelho, agradeceu à autarquia o desbloqueio deste processo, que se arrasta há anos, e salientou que prevê que em meados de 2023 esteja tudo pronto para iniciar as obras.

A realização deste projeto, para além de representar a reabilitação do património arquitetónico e cultural, permitirá adequar a sala de espetáculos às condições técnicas necessárias atualmente.

O edifício a financiar pelo município constituirá uma mais valia no panorama cultural do concelho na medida em contribuirá para o crescimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela autarquia e que perspetiva descentralizar as atividades culturais aproximando-as da população.

Esta cerimónia integrou o programa do 19º aniversário da elevação de Longra a Vila que culminou com XXIV edição do Festival de Folclore da Vila da Longra.