Fechar Menu
Abrir Menu

Chuva de recordes nacionais no V Meeting Internacional de Felgueiras 2025

O Meeting Internacional de Felgueiras – Capital do Calçado 2025, realizou-se nos dias 13 e 13 de abril nas Piscinas Municipais de Felgueiras, e foi o maior de sempre. Contou com 522 atletas (279 masculinos e 243 femininos) e 44 equipas nesta quinta edição, o evento registou números históricos, superando 2024 que apresentou 447 atletas em representação de 34 equipas.

Não se trata só de um de recorde de todas as edições – incluindo o Open Vale do Sousa –, o Meeting de Felgueiras entrou igualmente num número restrito de eventos da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP) que ultrapassaram a fasquia do meio milhar de inscritos, como exemplo as edições dos anos 90 do Meeting Internacional do Porto.

Também de recordes foi feita a representação estrangeira em Felgueiras. Esta prova tem ganho relevância e projeção no plano nacional e, depois de em 2023 se tornar pela primeira vez internacional, para a presente edição estiveram presentes as equipas do Erstein Aquatic Club, de França, do Club Natacion Ponteareas, Club Natacion Voltor Balear, Club Natación Panas e Federación de Castilla y León, de Espanha, Mount Kelly, da Grã-Bretanha, e Sirens, de Malta, dando seguimento ao interesse de equipas estrangeiras em participar na prova felgueirense.

Francisca Martins (Foca Quinta da Lixa) estabeleceu, no sábado, um novo recorde nacional absoluto dos 200m livres. A nadadora felgueirense completou a distância em 1.55,91, superando o anterior máximo de 1.56,81 que já lhe pertencia desde 2023.

Mariana Cunha (Colégio Efanor) estabeleceu, no domingo, um novo recorde nacional absoluto nos 100m estilos.  A nadadora da Efanor completou a distância em 1.00,19, superando o anterior máximo de 1.00,29 que estava na sua posse desde dezembro do ano passado.

Por sua vez, Matilde Brandão (Fluvial Portuense) fixou novo máximo de juvenis A, nos 50 costas com o registo de 29,44.

Foram ainda fixados novos recordes nos 4x50m estilos de juvenis A femininos pelo Condeixa Aqua Clube (2.05,37 e 2.04,57) – Rita Santos, Maria Simões, Camila Marcelo e Leonor Cardeal – e nos 4×50 estilos mistos de juvenis B pelo Foca Quinta da Lixa (1.58,54) – Mariana Cunha, Ruben Alonso, Francisco Teixeira e Isilda Gomes.

Foram estabelecidos, no total, 17 novos recordes do meeting.

O FC Porto venceu coletivamente com 347 pontos, seguido do Fluvial Portuense com 282 e do Sporting de Braga com 246. O FOCA – Clube de Natação de Felgueiras foi 4º com 245 pontos.

Francisca Martins (Foca Quinta da Lixa) com 861 pontos nos 200 livres (1.55,91) e Gustavo Ribeiro (Benfica) com 813 pontos nos 200 livres (1.46,44) foram os nadadores com melhores performances em juniores/seniores.

Martim Macedo (CN Maia) com 662 pontos nos 400 livres (4.03,44) e Camila Marcelo (Condeixa) com 632 pontos nos 800 livres (9.16,16) foram os nadadores com melhores performances nos infantis/juvenis.

A competição foi organizada pela Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP) e contou com imprescindível apoio do Município do Felgueiras.

Em forma de agradecimento, a ANNP ofereceu ao Vereador do Pelouro do Desporto e Lazer, Joel Costa, uma salva de agradecimento pelo contributo do Município no apoio logístico e organizativo ao evento.

Para o Vereador do Desporto, Joel Costa,  “Felgueiras continua a ser palco de grandes eventos desportivos nacionais e internacionais, com sinal claro de visibilidade para o Concelho! Parabéns a todos os atletas felgueirenses em prova, e a performance do FOCA, com um destaque e uma felicitação muito especial a nossa campeã Francisca Martins, uma verdadeira embaixadora das gentes de Felgueiras, lutadora e com enorme capacidade de resiliência. Que bom ver-te ter sucesso em casa. Cada vez mais, sentimos que Felgueiras se configura também como uma capital dos desportos aquáticas!”

O Vereador referiu ainda , “esta prova foi um sucesso organizativo, e de prestígio para as instalações desportivas municipais, para a cidade de Felgueiras, mas também um incentivo forte para a economia local, com impacto assinalável na hotelaria, restauração e turismo local, uma vez que atraiu a presença de um elevado número de atletas oriundos de vários clubes nacionais e internacionais, em fim de semana do Festival do Pão de Ló e Fins de Semana Gastronómicos.“.

Resultados completos

Registo fotográfico

Mais notícias
Orçamento Participativo Jovem de Felgueiras 2025 já tem projeto vencedor!