Conhecidos os vencedores da 6° edição da Gala do Desporto de Felgueiras

Vencedores_Gala do Desporto

A Praça Dr. Machado de Matos em Felgueiras encheu, uma vez mais, para a sexta edição da Gala do Desporto de Felgueiras.

A Gala do Desporto de Felgueiras distinguiu todos aqueles que, ao longo da época desportiva 2021/2022 (ano 2022), desempenharam um papel preponderante no desenvolvimento e visibilidade do desporto de Felgueiras.

Os vencedores das categorias de candidatura prévia, foram os seguintes:

Associação/Clube do Ano
FOCA – Clube de Natação de Felgueiras

Equipa Jovem do Ano
Juvenis Femininos – Atletismo – União Desportiva Várzea
(Campeãs Regionais e Nacionais de Corta-Mato)

Equipa Sénior do Ano
Estafeta Mista- União Desportiva de Várzea – Atletismo
(Campeões Nacionais de Corta-Mato, com presença na Taça dos Clubes Campeões Europeus)

Dirigente do Ano
Miguel Brochado – AD Várzea Futebol Clube
(Presidente da Direção)

Atleta do Ano Feminino
Francisca Martins (Natação Pura) – FOCA – Clube Natação Felgueiras
(12 títulos de Campeã Regional  (50Livres, 100 Livres, 200 Livres, 100 Costas, 200 Costas e 200 Estilos) e 4 títulos de Campeã Nacional (50 Livres, 100 Livres, 200 Livres e 400 Livres), campeã nacional universitária e com Record Nacional Sénior e Absoluto, na prova 200 Livres. Participou no Campeonato Europa de Piscina Curta e nos Jogos do Mediterrâneo)

Atleta do Ano Masculino
Rui Pinto (Atletismo) – Sporting Clube de Portugal
(Campeão Nacional de Estrada, participou na Taça dos Clubes Campeões Europeus 17.º (3º melhor português), contribuindo para o 2º lugar coletivo do seu clube. Participou na Maratona de Sevilha com uma marca de apuramento para Campeonato Europa de Munique)

Treinador/a do Ano
Ricardo Soares (Futebol) – Gil Vicente Futebol Clube
(Treinador que conseguiu o inédito 5º lugar na Liga, e apuramento histórico, do clube, para a Liga Europa.)

Atleta Revelação do Ano Feminino
Ana Vieira (Natação Pura) – FOCA – Clube Natação Felgueiras
(15 títulos de Campeã Regional (100 Livres, 400 Livres, 800 Livres, 50 Mariposa e 200 Estilos) e 2 títulos de campeã nacional (100Livres e 800 Livres) 4 títulos no Torneio Zonal. Participou no Festival Olímpico da Juventude, contribuindo para o record nacional da Estafeta, de 400Livres e 200 Livres)

Atleta Revelação do Ano Masculino
Gonçalo Pereira (Kickboxing) – Associação de Kickboxing e Muaythai Felgueiras
(Campeão Nacional Light Contact – Iniciados – 42kg – Classe C, com título de Campeão do Mundo, em representação da Seleção Nacional de Kickboxing)

Atleta de Desporto Adaptado do Ano
Jéssica Teixeira (Boccia) – Salta Fronteiras Associação
(Campeã Nacional Boccia, na classe BC5 Feminina)

Atleta de Desporto Escolar do Ano
Mariana Moreira (Atletismo) –Escola Secundária de Felgueiras
(Campeã Nacional e Regional de Corta-Mato Escolar – Iniciados Femininos, com record Nacional de Desporto Escolar)

Figura Desportiva
Orlando Martins “Bakero”
Jogador de futebol da década de 80, da cidade de Felgueiras, terra onde nasceu e viveu, que integrou as seleções nacionais de Futebol Sub20 e Sub21 de Portugal, contando com 10 internacionalizações e 2 golos ao serviço de Portugal.

Formado no Futebol Clube de Felgueiras, clube onde terminou a sua carreira como jogador e curiosamente iniciou as funções de treinador-adjunto, teve nos principais palcos do Futebol, com destaque para a sua passagem pelos clubes como Leiria, Sevilha, Marítimo e Braga, mas foi no Futebol Clube de Felgueiras, que terminou recentemente a sua carreira, ao mais alto nível como jogador.

Homenagem Carreira
Miguel Pinto (CRP Barrosas)
Ex-Dirigente, durante 4 mandatos, 8 anos, e na sua presidência desta coletividade, foi um verdadeiro impulsionador da melhoria constante das condições no Campo de Futebol do Clube.

Um Homem dedicado a Terra, que o viu nascer e onde sempre viveu, e que se destaca pela sua dedicação em prol do desenvolvimento de Idães e do concelho de Felgueiras.

Foram ainda distinguidos com os prémios de Mérito Desportivo 144 agentes desportivos campeões/campeãs Locais (21), Regionais (59), Regionais e Nacionais (31) e Nacionais (33).

Os 27 prémio de Mérito Desportivo Internacional distinguiram os agentes desportivos que representaram a seleção nacional ou estiveram presentes em competições Internacionais.

A Gala do Desporto teve excelentes momentos de dança, protagonizados pela escola JenniStudio.

Uma grande moldura humana, aplaudiu, Felgueiras e todos os seus campeões/campeãs!

Transmissão da 6º Gala do Desporto