Dia dos mais jovens serem embaixadores de boas práticas ambientais, numa ação sensibilização e recolha de lixo no âmbito do Rally de Portugal

Numa ação conjunta do Município de Felgueiras e do Automóvel Clube de Portugal, onde também estiveram presentes os Pilotos Felgueirenses, Hugo Mesquita, Júlio Pereira, Diego Loureiro e Alberto Freitas, e 50 alunos das Escola Secundária de Felgueiras e da Escola Profissional de Felgueiras, realizou-se hoje, uma ação de sensibilização e limpeza, através da recolha e separação de lixo, no mítico troço de Sta. Quitéria – Felgueiras, um dos concelhos por onde o Rally de Portugal 2023, vai passar.

Esta campanha de sensibilização inseriu-se na política de promoção ambiental do Rally de Portugal, através do Automóvel Clube de Portugal, visando a redução ao máximo dos impactos causados pelo maior evento automóvel do país.

O Automóvel Club de Portugal, organizador do Vodafone Rally de Portugal, trabalha desde 2009 em estreita colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente e conta com o apoio e colaboração de toda a estrutura organizativa, equipas e parceiros, na defesa e preservação da natureza, convidando a manter os recintos e espaços limpos.

Para isso, conta com a intervenção de um Eco Marshal e de Equipas de Reciclagem, para que o Vodafone Rally de Portugal, também seja o melhor Rally do mundo em termos ambientais.

O Rally de Portugal, é uma prova que está certificada com o nível máximo (Three-Star) do programa de certificação ambiental da FIA, cuja renovação terá lugar no próximo ano.

Este ano, pensando na agilização do processo, a organização reforça a campanha de sensibilização junto do público, nomeadamente com mensagens em lonas, nas zonas do espetáculo, a alertar para a necessidade de preservação do meio-ambiente, e com a distribuição de sacos para recolha de lixo.

O Vereador do Pelouro do Desporto e Lazer, Joel Costa, agradeceu a presença na iniciativa e apoio prestado pelo ACP, nomeadamente a presença de Jaime Guerra (responsável de segurança), Rodolfo Rocha (delegado de ambiente do Rally de Portugal) e António Garcia (delegado de segurança aérea), assim como o espírito de missão dos pilotos Felgueirenses presentes (Hugo Mesquita, Júlio Pereira, Diego Loureiro e António Freitas), e aos alunos e professores das Escolas Secundária e Profissional de Felgueiras, pela disponibilidade e empenho demonstrado para a causa.

Na presença da Vereadora do Pelouro do Ambiente, Rosa Maria Pinto, o Vereador Joel Costa, enalteceu ainda o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município, na área do ambiente, e reforçou que a causa não é estanque apenas ao pelouro do ambiente, e que iniciativas como esta, da área do Desporto e da Educação, apresentam-se como fundamentais para a missão ambiental, que é de todos e para todos!

Rodolfo Rocha, Delegado do ambiente do Rally de Portugal e da FPAC, elencou, num breve discurso dirigido aos jovens, a política ambiental do Rally de Portugal, sensibilizando e enaltecendo a iniciativa de Felgueiras e o desempenho de todos os participantes.

Com esta ação conjunta, a autarquia pretende que o lixo não fique espalhado pelo chão, sensibilizando através dos jovens, todos os adeptos do Rally para as questões ambientais.

Nesse sentido, voltamos a lançar o apelo:
Não deitem o lixo para o chão! Usem sacos, caixotes e contentores disponibilizados!

Assista ao Rally de Portugal em Felgueiras!

Felgueiras tem lugar para todos!