Fechar Menu
Abrir Menu

ECO-escolas chamam à atenção para a questão dos resíduos no mar e nos ecossistemas

ECO-escolas chamam à atenção para a questão dos resíduos no mar e nos ecossistemas

Entre o dia 5 e o dia 19 de junho as 40 ECO-escolas do concelho de Felgueiras estiveram a pintar sargetas e muros, como forma de chamar à atenção à comunidade educativa para os resíduos no chão que acabam por ir parar ao mar, e para os belos ecossistemas que pintaram nos muros e paredes.

As atividades “O Mar Começa Aqui” e “Muros com vida” estão incluídas no programa ECO-Escolas da ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) e tiveram a adesão de 20 e 24 escolas respetivamente e contaram com o apoio do Município no fornecimento dos materiais. Enquanto a atividade “O mar começa aqui” trabalha a temática dos resíduos espalhados no chão, procurando chamar à atenção dos pais e encarregados/as de educação assim como a todos os que por que lá passam, a atividade “Muros com Vida” tem uma mensagem mais positiva, chamando à atenção para a beleza e singularidade dos ecossistemas lá retratados.

A vereadora Ana Medeiros salientou a parceria que o Município tem com a ABAE, para o desenvolvimento da educação ambiental para a sustentabilidade nas escolas desde a pré-escola ao ensino superior do concelho, “que tem dado muitos frutos visíveis de ano para ano com a participação da totalidade das escolas do ensino público e profissional, uma maior participação dos/as alunos/as e o envolvimento destes em mais atividades, o que se repercute numa maior consciência ambiental e sustentável”.

O Eco-escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

Mais notícias
Felgueiras disponibiliza contentores para deposição de resíduos perigosos