Empreendedorismo e Liderança debatidos por alunos/as do ensino secundário

Empreendedorismo e Lideranç

O Município de Felgueiras, no âmbito do IGEA Educa Felgueiras 21-23 | Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, entre janeiro e maio de 2023, promoveu, três Colóquios subordinados ao tema do “Empreendedorismo e Liderança”, envolvendo a Escola Profissional de Felgueiras, a Escola Secundária de Felgueiras e ainda os agrupamentos de escolas de Airães e Idães, no âmbito da atividade “Sou Empreendedor@”.

Os colóquios tiveram como principal objetivo promover um espaço de encontro, partilha de conhecimentos e reflexões sobre o Empreendedorismo e Liderança, e contaram com a presença da oradora Engª Paula Gil – Diretora do Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado (CFPIC), que destacou a velocidade das mudanças (internas e externas) a que vamos assistindo no mundo, focando e abordando a temática da globalização, as novas tecnologias e a velocidade das transformações no mercado de trabalho que fazem com que o indivíduo tenha que aprender (ser empreendedor/a) a lidar com situações novas.

Este momento de partilha de conhecimento repartiu-se por três sessões: a primeira sessão no Auditório da Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras com o envolvimento da Escola Profissional de Felgueiras, o Agrupamento de Escolas de Airães e Dr. Machado de Matos; a segunda sessão no Auditório da Casa da Cultura de Barrosas com a participação do Agrupamento de Escolas de Idães; e a terceira sessão na Escola Secundária de Felgueiras com a participação dos/as alunos/as da Escola Secundária de Felgueiras. No total, estiveram envolvidos/as 132 alunos/as do ensino secundário (regular/profissional) das Escolas da rede pública do concelho de Felgueiras.

A atividade “Sou Empreendedor@” consiste num programa de capacitação e sensibilização para o empreendedorismo em contexto escolar, dirigido a alunos/as do 10º ano do ensino regular e profissional, e contribui para o envolvimento dos/as jovens e para o treino de competências empreendedoras fundamentais no seu percurso quer académico, quer pós académico, na integração no mercado de trabalho.

Os Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar são cofinanciados pelo Fundo Social Europeu.