Escolas de Felgueiras alargam o horário de funcionamento para garantirem o apoio às famílias como medida excecional e temporária

O Município de Felgueiras assegura, a partir de amanhã, dia 18 de janeiro o serviço de prolongamento de horário aos alunos que frequentam os estabelecimentos de ensino do concelho para garantir um maior apoio às famílias que têm que se deslocar para o trabalho e não têm onde deixar os filhos.

O presidente da Câmara Municipal, Nuno Fonseca, mal teve conhecimento do encerramento dos ATL’s  durante o novo período de estado de emergência expôs ao Governo a sua preocupação, relativamente ao assunto.

Na ausência de resposta às solicitações que expôs ao governo e demais organismos públicos, no dia 15 de janeiro, para que revissem a sua posição em algumas matérias, nomeadamente o encerramento dos ATL’s decidiu assegurar, excecionalmente, enquanto a situação perdurar, a abertura das escolas, a receção dos alunos às 07h00 e o enceramento dos estabelecimentos de ensino às 19h00.

Nuno Fonseca considera que esta medida é fundamental para a organização diária das famílias felgueirenses.

Refira-se que a maioria das famílias do concelho trabalha nas unidades fabris que continuam a laborar, uma vez que não é possível adotar a modalidade de teletrabalho.

O presidente da Câmara Municipal, afirma, que “o Governo tem que rever algumas lacunas que este Estado de Emergência apresenta” e que “estará sempre ao lado dos felgueirenses para juntos, encontrar soluções que minimizem o impacto destas restrições”.

Refere ainda que”  se em Março quando se encerraram as escolas e equipararam os ATLs aos estabelecimentos de ensino, agora a interpretação deveria ter sido a mesma”

Na missiva enviada ao Governo, o autarca mencionou ainda a sua discordância em relação à forma como estão a ser aplicadas restrições a algum comércio e restauração, “ tal como muitos organismos públicos se mantêm em funcionamento, embora com limitações, o mesmo poderia ser aplicado nos setores alvo de restrições mais severas”.

Solicitamos, encarecidamente, o apoio de toda a Comunidade na divulgação desta informação.