Escolas de Felgueiras debatem o “Ato de Estudar e os Desafios do Digital”

A Vereadora da Educação, Ana Medeiros deu as boas vindas aos professores do Agrupamento de Escolas D. Manuel Faria e Sousa que participaram na ação de formação subordinada ao tema “Ato de Estudar e os Desafios do Digital” que decorreu, hoje, no auditório da Biblioteca e Arquivo Municipal.

A sessão de trabalhos dirigida pelo diretor do Agrupamento, António Sousa, contou com a presença do Professor Catedrático, Licínio Lima, uma referência nos estudos sobre administração educacional e políticas da educação.

Na reunião, dezenas de docentes refletiram sobre o projeto piloto de desmaterialização dos manuais escolares, que foi implementado no ano letivo 2022/2023 em oito turmas deste agrupamento.

A experiência envolveu 172 alunos que frequentaram os 5º e 7º anos de escolaridade e 34 professores.

A desmaterialização de manuais escolares pretende desenvolver as competências digitais dos alunos, fomentar a utilização dos recursos educativos digitais para implementar metodologias e dinâmicas de trabalho inovadoras, bem como estimular o trabalho colaborativo e a partilha de práticas pedagógicas entre os docentes.