Escritor Afonso Reis Cabral estará em Felgueiras no dia 13 de maio

Afonso Reis Cabral

Os Felgueirenses terão oportunidade de se encontrar com o conceituado escritor Afonso Reis Cabral no dia 13 de maio, pelas 15h30, na Biblioteca e Arquivo Municipal.

Afonso Reis Cabral nasceu em 1990.
Aos 15 anos publicou o livro de poesia Condensação.
É licenciado em Estudos Portugueses e Lusófonos, fez mestrado na mesma área e tem uma pós-graduação em Escrita de Ficção. Foi duas vezes à Alemanha de camião TIR em busca de uma história, a primeira das quais aos 13 anos.
Trabalhou numa vacaria, num escritório de turismo e num alfarrabista.

Em 2014, ganhou o Prémio LeYa com o romance O Meu Irmão. Tem contribuído com dezenas de textos para as mais variadas publicações. Em 2017, foi-lhe atribuído o Prémio Europa David Mourão-Ferreira na categoria de Promessa, em 2018 o Prémio Novos na categoria de Literatura e em 2019 o Prémio GQ MOTY na categoria de Literatura. No final de 2018 publicou o seu segundo romance, Pão de Açúcar, com forte acolhimento por parte da crítica e vencedor do Prémio Literário José Saramago – Fundação Círculo de Leitores em 2019.

Entre Abril e Maio de 2019, percorreu Portugal a pé ao longo dos 738,5 quilómetros da Estrada Nacional 2, de que resultou o livro Leva-me Contigo-Portugal a pé pela Estrada Nacional 2. As suas obras encontram-se traduzidas em várias línguas. É colunista do Jornal de Notícias com a rubrica «Ansiedade Crónica», da Mensagem de Lisboa com «O Rossio na Betesga», e participa, com Dulce Maria Cardoso e Richard Zimler, no programa semanal «Biblioteca Pública», da Antena 1. É presidente da Fundação Eça de Queiroz. Nos tempos livres, faz Scuba Diving e pratica boxe.