A cidade da Lixa volta a receber a Expolixa 2026 – Feira de Artesanato, que decorre na Praça do Comércio entre os dias 7 e 9 de agosto, prometendo três dias do retrato do saber fazer, do tradicional e da criatividade contemporânea.
A iniciativa traduz-se num espaço de encontro entre tradição e inovação, reúne artesãos, artistas e visitantes num ambiente familiar e acolhedor, onde o artesanato tem um papel de destaque, aliado à animação cultural e musical.
Um dos momentos mais marcantes deste evento será a Homenagem à Bordadeira, agendada para o dia 9 de agosto, às 16h30, numa cerimónia de reconhecimento pelo contributo das bordadeiras para a preservação e valorização desta arte.
Ao longo dos três dias, a Expolixa contará ainda com workshops dedicados às artes tradicionais, atuações musicais e momentos de animação para todas as idades.
Cartaz:

Descrição detalhada do cartaz
O cartaz divulga a Expolixa, na Lixa, que decorre de 7 a 9 de agosto, na Praça do Comércio.
Programa:
7 de agosto (sexta-feira)
18h00 – Abertura do certame
20h30 – Arruada de Bombos pelo Grupo de Bombos AdesBorba
21h00 – Abertura Oficial
22h00 – Espetáculo “Berço das Artes”
24h00 – Encerramento
8 de agosto (sábado)
14h00 – Abertura da Expolixa
17h30 – Workshop de Bordado “Bordar com Arte”
20h30 – Sérgio Mirra
22h00 – Concerto com Rita Guerra
24h00 – Encerramento
9 de agosto (domingo)
14h00 – Abertura da Expolixa
16h30 – Homenagem à Bordadeira
17h30 – Workshop de Cerâmica por Inês Mendes
21h30 – Atuação musical com Carlos Pinheiro
23h00 – Encerramento