A Casa da Cultura da Lixa recebe mais uma exposição e, desta vez, a mostra temporária será de escultura entomológica, pode ser visitada de 02 a 29 de dezembro, e é da autoria da artista plástica, Helena Oliveira.
Os visitantes terão oportunidade de observar o vasto reportório da artista, natural de Lousada, que consiste em obras de pintura, dioramas e, especialmente escultura entomológica.
A sua arte escultórica consiste na construção de naturezas mortas, cujos elementos que a compõem são recolhidos no meio ambiente após o seu ciclo de vida ter terminado, em composições no interior de campânulas, frascos e quadros. Em total respeito pela natureza, a autora deixa-se levar pela sua criatividade para lhes dar uma segunda vida, criando belos cenários cénicos.
Para complementar esta exposição e para que os interessados possam experienciar a sua arte, Helena Oliveira vai dirigir um workshop de mini dioramas naturais, a realizar no dia 09 de dezembro, das 15h00 às 17h00, na Casa da Cultura da Lixa.
A sessão dirige-se a crianças a partir dos 7 anos e é de inscrição obrigatória e limitada a 25 participantes.
No final, cada participante poderá levar a sua criação para casa, personalizando o seu ambiente natalício.
A inscrição deve ser efetuada por email: biblioteca.lixa@cm-felgueiras.pt, até dia 7 de dezembro.”
Com recurso a frascos de vidro (para imitar uma espécie de cúpula) e no interior serão usados elementos naturais preservados (flores e folhas secas, musgo preservado, madeiras, pinhas/bolotas, casca de laranja desidratada, entre outros) e no exterior serão decorados de forma a recriar um ambiente natalício.
No final, cada participante poderá levar a sua criação para casa, personalizando o seu ambiente natalício.
Helena Oliveira é uma jovem artista de Lousada. Formada em Artes Digitais e Multimédia dedica-se desde há alguns anos às artes plásticas (escultura, pintura, encadernação e impressão, etc.).