Exposição Interativa Laboratório de Detetives

Nos dias 12 a 14 de novembro decorreu no Espaço Exposições da Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras a Exposição Interativa Laboratório de Detetives, dirigida aos mais novos, com a colaboração do Palco da Ciência.

Durante os três dias a Exposição foi aberta a toda a comunidade e contou com a participação de 148 crianças. Esta exposição representou uma proposta inovadora de entretenimento, onde uma história/guião foi uma missão que transportou as crianças “os/as detetives” para o mundo imaginário da investigação criminal, onde os/as monitores foram “os/as investigadores/as”. Aqui o conceito de aprendizagem, contemplando a experimentação, assumiu-se como uma forma otimizada de despertar nas crianças a curiosidade e o gosto pela ciência e pela cultura científica.

No âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, o município de Felgueiras promoveu o projeto “Experimenta Ciências” nas escolas do 1º ciclo da rede de ensino pública ao longo dos três últimos anos. Esta atividade foi dirigida a todos/as os/as alunos/as de 3.º e 4.º anos de escolaridade e teve como objetivo promover, através de atividades práticas e experimentais, a aprendizagem na área das ciências. Durante este ano letivo beneficiaram deste projeto 912 alunos/as, e foram desenvolvidas 22 experiências em contexto de sala de aula, cujas temáticas foram de encontro aos conteúdos curriculares, na qual a componente experimental se assumiu como uma forma interessante e motivadora de consolidação de aprendizagens.

No sentido de também envolver os/as docentes neste projeto, foram realizadas previamente sessões de capacitação dirigidas aos/às docentes dos 3.º e 4.º anos de escolaridade, as quais decorreram nos laboratórios da Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos, onde neste ano letivo contou com a participação de 59 docentes.