Fechar Menu
Abrir Menu

Felgueiras apagou as luzes pelo planeta

O Município de Felgueiras, apagou as luzes de vários espaços públicos, num ato simbólico, de alerta para a importância da boa utilização dos recursos naturais para um planeta mais saudável.

A autarquia e vários organismos públicos e privados associaram-se, à iniciativa Hora do Planeta 2019 e apagaram as luzes, no dia 30 de março durante uma hora.
Esta iniciativa, assinalada a nível mundial, já com alguns anos de existência, pretende alertar para os riscos que corre o nosso Planeta, nomeadamente, no que se refere às alterações climáticas, cada vez mais evidentes e graves, e para a urgência de mudar atitudes no nosso quotidiano.

O vice-presidente da autarquia, Fernando Fernandes e o vereador do Ambiente, Joel Costa, estiveram na iniciativa e sublinharam a importância deste tipo de ações de sensibilização.
“As pessoas têm que estar conscientes de que os recursos naturais não são inesgotáveis e é fundamental que os nossos comportamentos contribuam para um planeta melhor, pelo futuro da terra, pelo futuro dos nossos filhos”.

O Apagão pelo Planeta foi assinalado nos seguintes locais: Praça da República e sua envolvente, edifício dos Paços do Concelho, CTT- Correios de Portugal – Felgueiras, Biblioteca e Arquivo Municipal, Casa da Cultura Leonardo Coimbra, na cidade da Lixa, vários edifícios e monumentos de Juntas de Freguesias e de Uniões de Freguesias do Município de Felgueiras.

No âmbito desta iniciativa, o edifício dos Paços do concelho ficou iluminado a leds com o logo 60+, desenvolvido pela Escola Profissional de Felgueiras.
Os Bombeiros Voluntários de Felgueiras associaram-se à ação e expuseram dois veículos de socorro.
A Associação da Banda de Música de Felgueiras protagonizou um momento musical “Ensemble de Sopros”.
Vários ginásios do concelho pedalaram pelo planeta durante uma hora – Hora do Cycling. Participaram o Gymnolixa, Ginofitness, Ginásio Pura Forma e Horus Ginásio Healthclub.

Da ação de sensibilização faz parte a Exposição temática “Juntos Pelo Planeta”, que decorre no Átrio dos Paços do Concelho, até ao dia 08 de abril, dinamizada pelas Eco Escolas do Município.

Mais notícias
2º Campeonato Felgueiras Xadrez
2º Campeonato Felgueiras Xadrez