Felgueiras aposta na Rede Global da Diáspora para afirmar a economia local em mercados internacionais

O município de Felgueiras investe na internacionalização da economia local através de uma plataforma digital que lhe permitirá obter uma forte exposição à competição global.

Na última reunião de câmara, realizada no dia 4 de novembro, foi deliberado que o município de Felgueiras vai assinar um protocolo de cooperação com a Fundação Associação Empresarial Portuguesa (AEP) no âmbito da Rede Global da Diáspora.

A assinatura do acordo materializa a adesão do município à Rede de Empresários Lusos e tem por objetivo aproximar as Pequenas e Médias Empresas do concelho da rede da  Diáspora, dispondo de interlocutores privilegiados.

Na proposta apresentada para a concretização do acordo, o presidente da Câmara Municipal, Nuno Fonseca, considera que “a implementação deste projeto é fundamental para o concelho que está fortemente comprometido com o desenvolvimento da economia local pelo que, num contexto de forte exposição à competição global, pretende disponibilizar aos empresários uma maior rede de contactos para troca de experiências e aquisição de novos parceiros comerciais”.

Nuno Fonseca quer com este acordo “reforçar a capacidade competitiva das empresas instaladas no concelho e, simultaneamente, contribuir para um melhor reconhecimento destas, fomentando as parcerias empresariais com empresas e empresários da Diáspora”.

Confiante no acolhimento deste projeto, o autarca considera que “será uma alavanca para dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo município felgueirense que tem tido um papel fundamental na promoção do reconhecimento da Diáspora portuguesa, assim como no apoio ao relacionamento económico global, que é reconhecido como um grande impulsionador do networking empresarial”.

Este projeto responde, assim, a uma estratégia colaborativa de internacionalização, assente na construção de uma plataforma capaz de promover o relacionamento dos portugueses espalhados pelo Mundo entre si e entre estes e as PME portuguesas, com o objetivo de os transformar em verdadeiros embaixadores e promotores da oferta nacional.

A Rede Global da Diáspora é um projeto promovido pela Fundação AEP, cofinanciado pelo FEDER, através do COMPETE, que tem por objetivo aproximar as Pequenas e Médias Empresas portuguesas com a Diáspora e que os municípios interessados são os interlocutores.