Felgueiras apresenta Plano Municipal em prol de uma maior igualdade e menor discriminação

A Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes participou remotamente na cerimónia de apresentação pública do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação.

O presidente da Câmara Municipal, Nuno Fonseca realçou que a reunião de apresentação foi bastante produtiva, na medida em que faz parte do Plano Estratégico do Município: “um encontro bastante produtivo, no sentido em que vem dar corpo à estratégia do município e aos projetos que temos vindo a desenvolver no sentido de sanar as desigualdades e de proporcionar as mesmas oportunidades para todos”.

Também a Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, elogiou o trabalho do Município e a importância do tratamento da temática da igualdade ao nível local: “Os Municípios têm sido fundamentais no combate à discriminação, nomeadamente na receção de refugiados”.

O Plano Municipal para a Igualdade apresentado hoje prevê a implementação de 50 medidas para tornar o Município de Felgueiras mais igual e menos discriminatório das quais se destacam intervenções em áreas como:  remunerações, acessibilidades, escolhas profissionais, orientação sexual e identidade de género, conciliação entre vida profissional, familiar e pessoal, desporto, entre outras.

O documento, efetuado em função das especificidades do concelho, e que resulta de um diagnóstico de género, foi desenvolvido de forma participada pela comunidade, pela Rede Social e pela Equipa para a Igualdade na Vida Local e será implementado numa vertente interna e externa.

O Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação do Município de Felgueiras foi financiado pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, no âmbito de uma candidatura intermunicipal apresentada pela CIM-Tâmega e Sousa.

O evento contou ainda com a apresentação do projeto Yes, Igualdade que visa promover a participação pública e política de jovens raparigas.

O projeto YES Igualdade é financiado no âmbito do Programa Conciliação e Igualdade de Género dos EEA Grants, operado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), e tem percorrido as escolas do concelho com sessões formativas. A Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico do Porto, apresentou os resultados do estudo preliminar desenvolvido no âmbito do projeto.