Felgueiras apresentou a “Terra da igualdade” a alunos/as do primeiro ciclo

A Câmara Municipal de Felgueiras, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, apresentou a “Terra da Igualdade”, através de uma peça de teatro, dirigida aos/às alunos/as do 3º e 4º ano do primeiro ciclo.

Com sessões descentralizadas pelo concelho, a peça, protagonizada pela companhia Jangada Teatro, trouxe uma mensagem clara sobre igualdade de género e de direitos.

Durante a iniciativa, a vereadora da Ação Social e Saúde, Rosa Maria Pinto, distribuiu um livro que aborda a temática e mencionou que “é importante sensibilizar os mais novos para preconceitos atuais que temos de combater”. Rosa Maria Pinto realçou que esta ação “vem complementar um conjunto de atividades dirigidas a diferentes faixas etárias que têm vindo a ser promovidas, no âmbito da sensibilização para a igualdade e inseridas no Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação”.

A história da peça apresentada é contada por várias personagens identitárias que saem dos seus concelhos de origem para procurar a terra da igualdade. Perdidas na sua busca interior, todas acabam por ir parar ao atelier de um pintor famoso. No seu percurso, acabam por perceber que só elas podem criar a terra que tanto almejam. Para isso terão de destruir o preconceito que cada uma criou no seu interior.

A presenta iniciativa contribui para o cumprimento do ODS 5 – Igualdade de Género.