“Felgueiras Ativa” possibilitou um verão “iNCRÍVEL” a mais de 200 crianças e jovens

Mais de duas centena de crianças e jovens participaram no programa “Felgueiras Ativa”, desenvolvido pela Câmara Municipal de Felgueiras, com o objetivo de possibilitar aos alunos que se encontram em férias escolares, atividades diferentes e facilitar a vida das famílias, numa altura em que têm dificuldade em encontrar soluções para a ocupação dos tempos livres dos filhos.

Foram várias semanas preenchidas com diferentes atividades que permitiram a vivencia de momentos únicos a todos os participantes.
Desporto, cultura, natureza, conhecimento, aventura, inclusão, visitas a outros concelhos, lazer e muita diversão, marcam as principais atividades desenvolvidas pelos jovens que foram orientados por monitores muito divertidos.
A vereadora da Educação, Ana Medeiros realça que esta “ é uma medida de apoio aos pais e encarregados de educação que todos os anos vivem o problema da ocupação dos tempos livres dos filhos e educandos”.
Referindo-se ao projeto que aliou o Desporto a Juventude, a Cultura e a Educação, o vereador do Desporto, Joel Costa, sublinha: “este programa foi pensado não só para facilitar a vida das famílias, mas para incluir uma ação formativa e pedagógica. De uma forma ligeira, mas permanente estimulamos o conhecimento dos nossos jovens com a oferta de atividades lúdico pedagógicas muito diversificadas”.
“Foram semanas incríveis!” referiu o Pedro, que participou nas iniciativas propostas.
Os mais de 200 participantes dividiram-se em diferentes atividades, durante todo o mês de julho.
A primeira atividade – Programa de Férias Escolares “À descoberta do Verão” destinou-se a 60 crianças que frequentem o 1º ciclo do ensino básico.
140 jovens, dos 10 aos 16 anos, participaram nos “Campos de Férias Desportivas”.
Os jovens com idade compreendida entre os 18 e 30 anos, puderam frequentar o “Curso de Animadores de Campo de Férias”.
Desenvolveu-se ainda o programa “Férias na Biblioteca”, que possibilitou a participação de 30 crianças dos 6 aos 12 anos, em atividades desenvolvidas na Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras, na Casa da Cultura Leonardo Coimbra e na Casa da Cultura de Barrosas.
Para enriquecer as atividades, durante o período de férias escolares de verão, a Câmara Municipal promoveu também o atelier de bordados, orientado pelos colaboradores da Casa do Risco, no qual participaram 12 jovens.