Felgueiras desenvolve ações que preveem a redução da Vespa velutina

A Câmara Municipal de Felgueiras está a promover uma campanha que decorrerá nos meses de março e abril, e que consiste na construção e colocação de armadilhas entomológicas seletivas para captura e deteção de Vespa velutina em todo território do município. Esta ação prevê uma maior monitorização e redução da sua presença.

A Vespa velutina nigrithorax é considerada uma espécie invasora em quase todos os países da Europa e em Portugal desde julho de 2016.
Devido à sua origem passou a ser conhecida e muitas vezes designada, na Europa e em Portugal, por Vespa Asiática.
Como espécie invasora que é, causa impactos e efeitos negativos graves em três áreas distintas: no ambiente e biodiversidade, na saúde pública e na apicultura.
Como todos os vespídeos têm um ciclo biológico anual, e o seu desenvolvimento muito condicionado pelas condições climatéricas, sendo nos meses de abril/maio que as fundadoras iniciam a construção de ninhos primários.

Porque a sua colaboração pode fazer toda a diferença, junte-se a nós no combate a esta ameaça real!

Para mais informações contacte a sua Junta de Freguesia ou os Serviços da Proteção Civil.