Felgueiras dispõe já de um Centro de Recolha Oficial de animais em funcionamento desde o início de 2019

Felgueiras dispõe já de um Centro de Recolha Oficial de animais (CRO) que está em funcionamento desde o início de 2019.

A infraestrutura, sita na freguesia de Várzea, resulta de um investimento que ronda os 160 mil euros, totalmente suportado pela autarquia, e prevê melhorar a resposta na recolha e proteção dos animais.

O CRO, com uma área de construção de 410 metros quadrados, dispõe de 12 celas e mais duas para canídeos perigosos, uma sala médica, instalação para lavagem dos animais e zona de recreio.

A Vereadora da Salubridade Pública, Rosa Pinto, realça que estas medidas “preveem garantir melhores condições aos animais que se encontram em situação de abandono”.

A autarca sublinha que os donos dos animais têm a responsabilidade de os tratar bem. “A autarquia tem o dever de criar condições para recolher estes animais e estamos a faze-lo, mesmo sem apoios. No entanto, é importante que as pessoas, ao adotarem um animal, tenham presente que devem cuidar bem dele. Os animais não são descartáveis e o abandono não é uma solução”, concluiu.

O município está agora a implementar outras políticas como campanhas de adoção e de combate ao abandono dos animais. A Câmara Municipal prevê ainda a construção de um Gatil e de um Gabinete de Atendimento, uma obra a concretizar ainda durante 2019.