Felgueiras elegeu ideias inovadoras na área da cidadania no concurso Deputad@municipaljúnior

concurso Deputad@municipaljúnior

A Câmara Municipal de Felgueiras promoveu o concurso Deputad@municipaljúnior, que se realizou no dia 29 de março, no Auditório da Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras, no âmbito do projeto IGEA Educa Felgueiras 21-23 | PIICIE.

Entre novembro de 2022 e março de 2023, os/as Deputad@s Municipais Juniores, em contexto de sala de aula, desenvolveram e criaram ideias e soluções criativas em áreas importantes da cidadania como o ambiente, voluntariado, mentoria, cultura e lazer, espaço escolar, saúde, alimentação e bem-estar. Todas as ideias propõem novas perspetivas para a discussão e reflexão sobre a importância da cidadania, mostrando que a comunidade educativa está repleta de talentos e soluções inovadoras para os desafios enfrentados pela sociedade.

O concurso Deputad@municipaljúnior reuniu e desafiou 109 alunos/as e 7 docentes do 2º ciclo do ensino básico da rede pública do Município de Felgueiras, nomeadamente dos Agrupamentos de Escolas de Idães, D. Manuel Faria e Sousa e Dr. Machado Matos, a apresentar uma ideia/projeto a propor a nível municipal para melhorar a sua escola, comunidade ou território.

O concurso contou com a colaboração do júri constituído por Helena Sousa (Projeto Bem da Terra), Glória Freitas (CERCIFEL), Margarida Oliveira (Associação Casa Amiga), Ângela Marinho (Santa Casa da Misericórdia de Felgueiras) e Ana Medeiros (Vereadora da Educação).

De um total de 27 ideias apresentadas, as vencedoras foram:

1º Lugar Ideia D:

– 5º ano: “Buddy Mentor Idães” proposta pelos/as Deputad@s Municipais Juniores: Carolina Sousa, Danyel Calderussi, Gonçalo Mendes e Leandro Silva (5º B do Agrupamento de Escolas de Idães);

– 6º ano: “Kid Land Felgueiras” proposta pelos/as Deputad@s Municipais Juniores: Duarte Costa, Francisco Oliveira, Gabriela Pereira, Letícia Silva e Rodrigo Pinheiro (6º A do Agrupamento de Escolas D. Manuel de Faria e Sousa).

2º Lugar (ideias com maior impacto para a comunidade/contexto escolar):

– “Dogmania Park Felgueiras” proposta pelos/as Deputad@s Municipais Juniores: Rogério Coelho, Leonardo Peixoto, Paulo Moreira e Afonso Gomes  (6º B do Agrupamento de Escolas D. Manuel de Faria e Sousa);

– “Boot Camp de Férias Felgueiras” proposta pelos/as Deputad@s Municipais Juniores: Ana Sousa, José Silva, Leonor Silva e Santiago Ribeiro (5º A do Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos);

– “Voluntariado Alunos NEE” proposta pelos/as Deputad@s Municipais Juniores: Alexandre Magalhães, Letícia Ribeiro, Luís Teixeira e Matilde Soares (5º B do Agrupamento de Escolas de Idães).

As ideias vencedoras do 1º Lugar foram contempladas com uma visita de estudo ao Porto e com a realização de uma experiência team building. E as ideias vencedoras do 2º Lugar foram presenteadas com kits de jogos lúdico-pedagógicos para cada um dos 3 Agrupamentos de Escolas participantes.

Como fator surpresa deste concurso, a Vereadora, Ana Medeiros, anunciou a todas as turmas e alunos/as participantes que o Município de Felgueiras lhes proporcionará uma visita à Assembleia da República em Lisboa, para descobrirem um pouco mais sobre o funcionamento do poder legislativo e a importância da participação cívica.

A atividade Deputad@municipaljúnior promovida pelo Município de Felgueiras, no âmbito do projeto IGEA Educa Felgueiras 21-23 | PIICIE, afirmou a sua pertinência junto da comunidade educativa através da valorização das necessidades, preferências e interesses da comunidade educativa concelhia.

Os Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar são cofinanciados pelo Fundo Social Europeu.