Felgueiras promove a “Memória e arte tumular”

A Câmara Municipal de Felgueiras, para assinalar o 509º aniversário da outorga do Foral Manuelino de Felgueiras, proporcionou a dezenas de pessoas, no dia 14 de outubro, uma visita ao Cemitério Municipal de Felgueiras, subordinada ao tema “Depois da morte: memória e arte tumular”, orientada pelo doutor Francisco Queiroz.

Finda a visita ao cemitério, os participantes tiveram ainda a oportunidade de apreciar uma mostra documental composta por documentos do acervo do Arquivo Municipal de Felgueiras e dedicada aos cemitérios do concelho de Felgueiras.

A exposição pode ser visitada de 4 a 31 de outubro, na Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras.

O programa cultural culminou com um verde de honra, onde o Foral se voltou a destacar, já que o vinho apreciado foi o “Foral de Felgueiras”, um néctar produzido no nosso concelho cuja marca alude à data especial, ocorrida em 1514.

Refira-se que, a 15 de outubro de 1514, D. Manuel I outorgou Foral à terra de Felgueiras registando no pergaminho os direitos e os deveres desta comunidade para com a coroa.

Relembramos que um Foral é um documento jurídico ou carta régia aonde se encontram consignados os princípios orientadores a que uma comunidade está sujeita.