Felgueiras promove a Semana Europeia do Desporto e assinala o Dia Mundial do Coração

A Câmara Municipal de Felgueiras vai realizar no  dia 29 de setembro aulas de fitness e rastreios médicos de cardiologia, com início às 09h00 e término as 12h30, no Jardim da Praça da República.

A Semana Europeia do Desporto é uma iniciativa da Comissão Europeia, que é celebrada em simultâneo por 41 países e regiões entre 23 e 30 de setembro, destinada a promover o desporto e a atividade física em toda a Europa e irá continuar a gerar novas atividades e a aproveitar das experiências positivas já existentes. Em território nacional, esta 5ª edição é coordenada, novamente, pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.

O principal tema da campanha continua a ser #BeActive, que pretende incentivar cada um a estar ativo durante a «semana» mas também a permanecer ativo durante todo o ano. O desporto e a atividade física contribuem de maneira significativa para o bem-estar dos cidadãos. No entanto, o nível da atividade física está atualmente a estagnar e mesmo a baixar nalguns países. A ausência de atividade física, para além do impacto negativo na sociedade e na saúde das pessoas, também tem custos económicos. Além disso, o desporto é um excelente meio de veicular mensagens de tolerância e de reforçar a cidadania em toda a Europa.

Desta forma Felgueiras em parceria com ginásios e health clubs do concelho, vai promover aulas gratuitas e abertas à comunidade:

9h30 – YOGA (Horus Health Club/ Gymnolixa)

10h00 – TREINO FUNCIONAL (Horus Health Club/ Gymnolixa)

10h30 – HIIT (Gym Pura Forma)

11h00 – JUMP (Academia da Piscina Municipal)

11h45 – ZUMBA (GinoFitness)

Por iniciativa da “World Heart Federation”, no dia 29 de setembro, domingo, é assinalado o Dia Mundial do Coração.

“SEJA UM HERÓI DO CORAÇÃO” é o mote da campanha deste ano, que faz uma chamada de atenção para a importância do controlo dos fatores de risco cardiovasculares associados à adoção de um estilo de vida saudável, assente numa alimentação equilibrada e prática de atividade física.

Em parceria com Hospital Agostinho Ribeiro, vamos promover rastreios médicos de cardiologia, gratuitos e abertos à comunidade, entre as 9h e as 12h30 no Jardim da Praça da República, com objetivo de sensibilizar todas as pessoas para o quão extraordinário o seu coração é, dando-lhe especial atenção.

Fica desde já o desafio dirigido a todos, muito em especial a àqueles que pretendam assinalar a prática regular de atividade física, de forma saudável, devidamente enquadrada por profissionais do Desporto e da Saúde competentes e por espaços adequados à promoção da saúde e da prática desportiva, num excelente ambiente de convívio, contribuindo assim para uma oportunidade organizada de culto de um corpo e uma mente saudáveis e prevenir de doenças.

Convidamos todos os felgueirenses a participar nestas iniciativas!