Felgueiras promove jornadas europeias do património

A Câmara Municipal de Felgueiras associa-se à Direção Geral do Património Cultural na celebração das Jornadas Europeias do Património (JEP) propondo à população do concelho a participação em atividades que lhes possibilitam obter um conhecimento mais aprofundado sobre a riqueza patrimonial que o município de Felgueiras dispõe.

A celebração desta data, será assinalada em Felgueiras com uma atividade dirigida aos alunos do 10º ano, do curso de Humanidades, denominada “O Património vai à escola!”. As sessões desenvolvidas de 23 a 27 de setembro realizam-se em contexto de sala de aula, abordando a temática dos diversos patrimónios: património material, imaterial, arquivístico, entre outros.
No dia 26 de setembro, pelas 16h00, o programa das JEP convida-o a assistir à cerimónia de encerramento da Exposição de Fotografia “O Ilustre Amarantino”, patente na Casa da Cultura Dr. Leonardo Coimbra – Lixa.
No âmbito das comemorações das JEP, está também a ser promovida uma Caminhada Cultural entre a cidade da Lixa e o Seixoso, a realizar no dia 28 de setembro às 15h00. Partindo do Largo da Estação de Borba de Godim, os caminhantes seguem até à Casa do Seixoso (cerca de 4 Km). Durante o percurso serão surpreendidos com a história e histórias acerca da casa do Seixoso. Chegados ao local, pela mão do grupo “Há Lá Trio”, poderão assistir ao espetáculo “Blasfémia no Seixoso – Um encontro com Florbela.” Durante o espetáculo recordar-se-á Florbela Espanca, ilustre poetisa e hóspede da estância do Seixoso em 1928.
Devido à sua vertente cultural, a caminhada será creditada pela CFAE Sousa Nascente para professores dos grupos 200, 300 e 400.