Câmara Municipal realiza obra para facilitar a circulação pedonal no centro da cidade

Impulsionar a atratividade no centro da cidade de Felgueiras, dando primazia à circulação das pessoas, é a pretensão da autarquia felgueirense, que vai iniciar em breve as obras de reabilitação da Av. Dr. Leonardo Coimbra, investimento resultante consequentes de um investimento superior a um € 1 milhão de euros.

Na passada sexta-feira, dia 20 de setembro, realizou-se a sessão de apresentação da requalificação daquela importante via, onde os comerciantes e moradores puderam ver esclarecidas todas as suas dúvidas acerca do projeto e da execução das obras.

O presidente da Câmara Municipal, Nuno Fonseca, sublinhou a pertinência da execução da empreitada: “Vamos iniciar uma obra para que as pessoas tenham melhores condições e desfrutem da cidade”.

O autarca alertou os presentes de que a autarquia tudo fará para se ajustar às pretensões dos comerciantes e munícipes, assegurando ainda que: “Esta empreitada vem proporcionar uma melhoria das condições de mobilidade e favorecer o concelho, do ponto de vista económico, do recreio e do lazer”.

O público, na sua maioria comerciantes, expôs as suas preocupações, que se prendem, sobretudo, com a diminuição de lugares de estacionamento prevista.

Os técnicos responsáveis pelo projeto mencionaram que a redução do número de lugares não chega a 30.

Nuno Fonseca deixou claro que as orientações dadas pela autarquia aos técnicos que estão a executar o projeto vão no sentido de aumentar os espaços de estacionamento. No entanto, ressalvou que para a obtenção do financiamento o projeto tem que obedecer às regras impostas e que se traduzem na diminuição da circulação automóvel no centro da cidade.

A empreitada, enquadrada na estratégia municipal de requalificação de vários arruamentos do concelho, consiste na criação de percursos pedonais acessíveis em toda a extensão dos arruamentos, na requalificação e na eliminação de barreiras urbanísticas/arquitetónicas nos percursos pedonais existentes.

Proceder-se-á à criação de percursos cicláveis definidos no arruamento, através de pintura em toda a extensão do arruamento, com resolução dos pontos de conflito como cruzamentos, entroncamentos ou outros, resolução dos pontos de conflito ou constrangimentos ao nível do sistema viário e tráfego. Será ainda efetuado um tratamento paisagístico e qualificação do ambiente urbano, com adição de elementos arbóreos de ensombramento em troços que careçam de conforto urbano, bem como outros elementos vegetais com caráter ornamental e elementos de mobiliário urbano de apoio à estadia.

Pretende-se que na área de intervenção se incentive a equidade social e o acesso a bens e serviços, reforçando as dinâmicas socioeconómicas na área de intervenção.

A execução da obra ronda um investimento superior a € 1 milhão e 85 mil,  O investimento  elegível cofinanciado, no âmbito do Portugal 2020, tem o valor de em mais de € 828 nil, ao abrigo do Programa Operacional Regional do Norte -NORTE 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER.