Felgueiras promove espetáculo sobre igualdade de género

Centenas de alunos felgueirenses assistiram a uma peça de teatro infantil intitulada “Uma Aventura pela Igualdade”, dedicada à problemática das questões de género.

As crianças do 4º ano escolar participaram neste evento interativo, pedagógico, didático e original que visa a promoção da igualdade de género, contribuindo para uma educação e formação sem estereótipos neste âmbito.

A vereadora da Coesão e Ação Social, Rosa Maria Pinto, esteve presente em várias sessões e relembrou a comunidade escolar que “o Município de Felgueiras tem desenvolvido um trabalho sistemático para promoção da igualdade de género, que contribua para uma educação e formação sem estereótipos”.

A autarca menciona que “o plano tem sido implementado através de ações de sensibilização, formações, workshops, dirigidos a vários tipos de público”, convidando os presentes a participarem em ações futuras”.

A peça representada foi um dos projetos vencedores do prémio Caixa Social 2022 e conta a história de dois extraterrestres que, acidentalmente, aterram no nosso planeta e percebem as desigualdades de género existentes.

Os espetáculos inserem-se num conjunto de eventos promovidos pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, no âmbito do trabalho que esta tem vindo a desenvolver enquanto entidade coordenadora da Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa. Esta é a primeira rede intermunicipal deste âmbito a ser constituída no país.

A rede possui 11 estruturas de atendimento, uma das quais sedeada em Felgueiras, no edifício do Campo da Feira, com um serviço especializado, confidencial e gratuito a vítimas de violência doméstica e a pessoas que procurem apoio neste âmbito, assegurando-lhes apoio social, psicológico e jurídico.