Fechar Menu
Abrir Menu

Felgueiras promove Intercâmbio Escolar do Eixo Atlântico

107 alunos do 5º ano dos agrupamentos de escolas de Airães, Idães e D. Manuel Faria e Sousa participaram no Intercâmbio Escolar “Viver nos Municípios do Eixo Atlântico”, um projeto que pretende promover a partilha de experiências entre escolas dos concelhos de Portugal e de Espanha e o conhecimento do próprio município e dos municípios do Eixo Atlântico.

As ações permitem que os jovens explorem o património cultural, material e imaterial, através da dinamização de experiências didáticas que potenciem cada município como recurso educador.

De Felgueiras participaram seis turmas do 5º ano, num Quizz Missão designado “Felgueiras à Descoberta do Eixo Atlântico”, tendo sido eleita a turma do 5º F do Agrupamento de Escolas D. Manuel Faria e Sousa. Os 23 alunos da turma vencedora viajaram à descoberta da Corunha, no passado mês de abril, tendo sido rececionados pelos alunos vencedores daquela cidade espanhola, o 5º B do CEIP Wenceslao Fernández Florez.

No início de maio foi a vez dos jovens felgueirenses receberem os alunos espanhóis em Felgueiras.

Na receção à comitiva a vereadora da Educação, Ana Medeiros, salientou a importância da adesão do nosso município a este intercambio: “Este Intercâmbio Escolar do Eixo Atlântico é uma experiência muito enriquecedora, tanto pelo interesse cultural e educativo das atividades, como pela interação e partilha entre os jovens dos dois países, o que os faz também compreender a importância de viverem em municípios integrantes do Eixo Atlântico e de fazerem parte de uma Eurorregião”.

Durante as visitas à Corunha e a Felgueiras, os jovens usufruíram de programas didáticos e lúdicos. No nosso concelho, para além da realização de inúmeras atividades que lhes foram propostas, no sentido de aproximar as culturas de ambos os municípios e de trocar conhecimentos, os alunos visitaram várias instituições e espaços culturais do concelho: edifício dos Paços do Concelho; Espaço de Exposições “Passado, Presente & Futuro”; Fábrica do Pão de Ló de Margaride; Santuário de Santa Quitéria; Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro e a Casa do Risco – Bordados Terra de Sousa.

Mais notícias
Felgueiras proporciona atividades a jovens no âmbito dos Campos de Férias 2024