Felgueiras promoveu o enoturismo na FINE WineTourismExpo em Valladolid (Espanha)

O município de Felgueiras participou, em parceria com a Turismo do Porto e Norte de Portugal, E.R., (TPNP), na FINE #WineTourismExpo (1.ª edição) que se irá realizou na Feira de Valladolid em Espanha, nos dias 12 e 13 de fevereiro de 2020.

A FINE foi uma oportunidade importante para promover o Enoturismo português no mercado internacional, para networking e benchmarking.  A oferta de Felgueiras integrou as reuniões da TPNP no “B2B FINE Meeting”  que reuniu cerca de 100 compradores nacionais e internacionais, salientando-se os mercados dos Estados Unidos da América, México, Alemanha e o Reino Unido.

A Quinta da Lixa/Monverde, com oferta distintiva em enoturismo, esteve presente na FINE #WineTourismExpo, integrando o espaço da ViniPortugal.

Joel Costa, vereador das atividades empresariais e turismo, considerou importante a participação na FINE #WineTourismExpo, pois “Felgueiras é o maior produtor de Vinho da Região Demarcada dos Vinhos Verdes (11.7 milhões de litros o que se traduz em 15% da produção total: campanha 2019/2020), o que representa um forte impacto para a economia local; os vinhos de Felgueiras são de reconhecida qualidade, sendo exportados para mais de 30 países em todo o mundo, como são exemplo para além da Europa, os Estados Unidos da América, o Japão e o Brasil; os vinhos de Felgueiras harmonizam com uma grande diversidade das comidas do mundo, sendo que em 2019 se organizou a primeira edição do evento “Vinho Verde de Felgueiras & Street Food” e, também em 2019, criou-se um prato identitário, com o orgulho, vocação e talento felgueirense, o “Bacalhau à Felgueiras”, que harmoniza em pleno com os nossos vinhos verdes; a oferta de enoturismo é já relevante, integrando as Rotas do Vinho Verde e do Turismo Empresarial de Felgueiras, mas existe muito potencial para explorar numa oferta integrada e estruturada dos vinhos com o enoturismo”.