Felgueiras reforça combate ao isolamento sénior

Projeto visa melhorar a qualidade de vida da população sénior e minorar o impacto da Covid na Saúde Mental.

A Câmara Municipal de Felgueiras tem em curso o programa “Ativ’IDADE” que permite aos habitantes seniores do concelho realizarem várias atividades lúdicas e desta forma combater o isolamento social.

Este programa foi lançado no período pré-pandemia, mas com o início do surto não se concretizou e agora foi adaptado à nova realidade. Com esta iniciativa os mais velhos disporão de atividades como a prática de desporto, o consumo de cultura, o aprofundamento de conhecimentos em culinária, entre outras atividades que pretendem ainda garantir um carácter intergeracional.

Reunidas as condições para implementar o projeto, a Vereadora da Ação Social e Saúde, Rosa Pinto realça que “apesar de a ideia ser organizar as atividades em grupo promovendo o convívio e combatendo o isolamento, decidimos iniciar o projeto com visitas individuais ao domicílio, com todos os cuidados impostos e com a garantia de que os seniores estão já vacinados”.

A autarca justifica a urgência da implementação “Apesar de ainda não ser possível organizarmos  grupos, pretendemos com esta ação dirimir o impacto da Covid na Saúde Mental e promover o envelhecimento ativo da nossa comunidade”.