Felgueirenses são os habitantes do distrito do Porto que pagam a água mais barata

Estudo da DECO /Proteste revela que Felgueiras é o concelho do distrito do Porto com o custo mais baixo da fatura ambiente (água, saneamento e lixo) e Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos – ERSAR anuncia que a qualidade da água do município é 100% segura.

O vereador do Ambiente, Joel Costa afirma que “a Câmara Municipal de Felgueiras tem vindo a trabalhar para garantir aos munícipes o fornecimento de água com qualidade, na quantidade necessária e a um baixo custo, pois considera que estes são fatores importantes a ter em conta numa adesão à ligação da rede pública de abastecimento de água”.

O autarca destaca ainda a importância da prestação deste serviço para o município que garante maior qualidade de vida à população: “A capacidade de fornecimento público de água à população constitui um serviço fulcral ao bem-estar, à saúde pública e à segurança coletiva da comunidade, às atividades económicas e à preservação do ambiente, daí ser importante que os habitantes consumam água da rede pública a preços acessíveis”, acrescenta Joel Costa.

No que respeita à qualidade da água e em consonância com os dados, passíveis de serem consultados em www.ersar.pt, pode-se verificar que nos últimos três anos a percentagem de segurança da água a ser fornecida pelo município de Felgueiras ronda os 100%, transparecendo assim junto dos seus munícipes uma confiança absoluta em relação a este serviço.

Já em termos de custos associados ao serviço de águas, o município acredita que deverá ser sempre aplicado um valor socialmente aceitável para os felgueirenses, atendendo continuamente à estabilidade económica dos seus munícipes aquando a prestação destes serviços.

Assim, e segundo dados avançados pela Deco Proteste, o município de Felgueiras na fatura ambiente para um consumo médio de 120 metros cúbicos anuais de água, é aplicado um valor médio de 228,24€, e para um consumo de 180 metros cúbicos/ano, o valor médio passará a rondar os 319,44€ (+91,20€).
Estes valores em comparação com os custos aplicados por municípios limítrofes refletem uma diferença média de 143,55€ para um consumo de 120 metros cúbicos anuais, e para um consumo de 180 metros cúbicos/ano, essa diferença média acentua-se nos 187,03€.
De ressalvar que os valores mencionados incluem abastecimento de água, saneamento e resíduos sólidos.

O município de Felgueiras acredita que a utilidade pública do serviço em questão e o seu cariz essencial associado, são fatores determinantes no cálculo dos valores a aplicar, tornando Felgueiras no concelho do distrito do Porto com o custo mais baixo relativamente à fatura anual de água.
Já em termos nacionais, o último lugar do ranking dos dez municípios com o valor/ano mais elevado confere um valor médio de 402,34€, o que se traduz numa grande diferença para o concelho de Felgueiras (228,24€), demonstrando que o município está distante dos concelhos com os custos/ano mais elevados no que à fatura ambiente respeita.