Filme “Pauzado” da Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos distinguido com Menção Honrosa

No dia 04 de maio, o filme de animação Pauzado desenvolvido pelos/as alunos/as do 9º ano de escolaridade da Escola Básica e Secundária Dr. Machado Matos recebeu uma menção honrosa no Ação08! – Festival de Vídeo Escolar, no âmbito dos XXII Encontros de Cinema de Viana do Castelo.

Na categoria de melhor filme de animação do 3º Ciclo do Ensino Básico, estavam nomeados 5 filmes criados pelos alunos/as das escolas do concelho, entre eles, “Pauzado”, da EBS Dr. Machado Matos, “O Abraço” da Escola Secundária da Lixa, “Não Sejas Otário” da Escola Secundária de Felgueiras, “Sonho Realizado” da EBS de Idães e “SnapLove” da EBS de Airães.

Os filmes referidos resultam da implementação das Oficinas de Cinema de Animação ao longos dos últimos 3 anos letivos, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, desenvolvido pelo Município de Felgueiras, em parceria com a Comunidade Intermunicipal Tâmega e Sousa.

A dinamização das Oficinas de Cinema de Animação ficou a cargo de Abi Feijó, cineasta e produtor cinematográfico de animação com elevado reconhecimento nacional e internacional que, no decorrer das sessões didáticas orientou, motivou e desenvolveu competências nos/as alunos/as para a criação de um pequeno filme de cinema de animação, em articulação com os/as docentes das turmas que integraram o projeto.

Os Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar são cofinanciados pelo Fundo Social Europeu.