Filmes de animação de escolas concelhias marcam presença em festivais nacionais e internacionais

O filme de animação “Nunca tinha pensado nisso” da Escola Secundária de Felgueiras foi selecionado para o festival internacional “Animator Fest/ European Youth Festival of Animated Film” que se vai realizar na Sérvia de 31 agosto a 4 de setembro.

A nível nacional, de 9 de setembro a 7 de outubro em Vila Franca de Xira irá decorrer “Imagens no Tejo – 3.ª Mostra de Cinema Português” onde serão apresentados oito filmes criados pelos/as alunos/as, nomeadamente “A Última Palavra” da Escola Básica e Secundária de Airães, “Amor Pandémico” da Escola Básica e Secundária de Idães, “Não Sejas Otário” da Escola Secundária de Felgueiras, “O Abraço” da Escola Secundária da Lixa, “Pauzado” da Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos, “Sonho Realizado” da Escola Básica e Secundária de Idães, “Snap Love” da Escola Básica e Secundária de Airães e “Cidade Sem Fim” da Escola Básica e Secundária de Airães.

Ao longo dos últimos anos letivos vários filmes foram galardoados, nomeadamente, Prémio Jovem Cineasta Português no festival Cinanima 2020, com o filme “Decapitada”, produzido pelos/as alunos/as do 12.º do curso de Eletrónica da Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos e ainda uma Menção Honrosa no âmbito dos XXII Encontros de Cinema de Viana do Castelo Ação08! – Festival de Vídeo Escolar com o filme “Pauzado”, desenvolvido pelos/as alunos/as do 9.º ano do Agrupamento de Escolas Dr. Machado Matos.

Desde o ano letivo 2019-2020, o Município de Felgueiras garante a implementação das oficinas de cinema de animação nas escolas concelhias através do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE-TS), aprovado e co-financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020 (Norte 2020).

As oficinas de cinema de animação consistem no desenvolvimento de oficinas didáticas com o objetivo de potenciar a criatividade e promover a motivação dos/as alunos/as, visando a melhoria de aprendizagens, através de uma abordagem diferenciadora e inovadora das práticas educativas. O projeto está a ser desenvolvido junto dos/as alunos/as do 3.º CEB e secundário da rede pública do Município de Felgueiras. A atividade inicia com uma visita de estudo à Casa Museu de Vilar e as sessões seguintes em contexto sala de aula.

No ano letivo 2019/2020, os/as docentes das turmas envolvidas tiveram a oportunidade de realizar formação na área do Cinema de Animação, promovida pela Casa Museu de Vilar – Filmes & Animação (Lousada) em colaboração com o CFAE Sousa Nascente, com duração de 50 horas, entre janeiro e junho de 2020.