Fechar Menu
Abrir Menu

Gala do Desporto de Felgueiras 2024

A Praça Dr. Machado de Matos em Felgueiras recebe, dia 05 de janeiro, pelas 20h00, a sétima edição da Gala do Desporto de Felgueiras, uma iniciativa da Câmara Municipal de Felgueiras.

Ao todo, são 30 os nomeados em 10 categorias: Associação/Clube do Ano, Equipa Jovem do Ano (Desportos Coletivos), Equipa Sénior do Ano (Desportos Coletivos), Atleta do Ano Feminino, Atleta do Ano Masculino, Atleta Jovem do Ano Feminino, Atleta Jovem do Ano Masculino, Atleta de Desporto Adaptado do Ano, Dirigente do Ano e Treinador/a do Ano, de candidatura prévia obrigatória.


Serão ainda HOMENAGEADOS TODOS/AS OS/AS CAMPEÕES/ÃS REGIONAIS E NACIONAIS, bem como os/as AGENTES INTERNACIONAIS da época 2022/2023, naturais e/ou residentes em Felgueiras, oriundos/as das diversas modalidades e coletividades desportivas, com os prémios de MÉRITO DESPORTIVO.


A Gala do Desporto de Felgueiras pretende distinguir todos aqueles que, ao longo da época desportiva 2022/2023, desempenharam um papel preponderante no desenvolvimento do desporto no concelho de Felgueiras. É um evento anual que, para além de outros objetivos, pretende premiar desportistas, dirigentes e entidades que, de forma direta ou indireta intervêm no fenómeno desportivo do concelho, que pelo desempenho demonstrado contribuíram para a consecução dos resultados de elevado mérito, destacando-se a nível local, regional, nacional e até internacional, alcançando uma excelência digna de reconhecimento por parte da Autarquia.


Serão ainda atribuídos os prémios de MÉRITO DESPORTIVO a todos os campeões regionais/ distritais e/ou nacionais aferidos e comprovados pelas respetivas Associações e Federações Desportivas que integram o Comité Olímpico, sem processo de candidatura.


O prémio de MÉRITO DESPORTIVO INTERNACIONAL será atribuído a todos os agentes desportivos que representaram a seleção nacional ou estiveram presentes em competições Internacionais, aferidos e comprovados pelas respetivas Associações e Federações Desportivas que integram o Comité Olímpico, sem processo de candidatura.


A noite de gala, que anunciará o vencedor dos nomeados de todas as categorias, tem guardada para a sua parte final a revelação surpresa dos prémios das categorias: Figura Desportiva (a atribuir a um agente, pelo seu empenho e dedicação, ao longo da sua carreira desportiva, que se tenha distinguido pelo excecional contributo em prol do desenvolvimento e visibilidade da prática desportiva de Felgueiras) e Homenagem Carreira (a atribuir a um agente cujo percurso de vida se confunde com o das instituições a que se dedica de forma empenhada e desinteressada, e que tenha contribuído de uma forma significativa para o desenvolvimento do desporto de Felgueiras).


A entrada é livre, prevendo-se uma grande moldura humana na Praça para aplaudir Felgueiras e todos os nossos Campeões!


NOMEADOS FINALISTAS
ASSOCIAÇÃO / CLUBE DO ANO
FOCA – Clube Natação Felgueiras
Salta Fronteiras Associação
União Desportiva Várzea


EQUIPA JOVEM DO ANO – DESPORTOS COLETIVOS
UD Torrados – Sub13
FC Lagares – Sub17
FOCA – Sub16


EQUIPA SÉNIOR DO ANO – DESPORTOS COLETIVOS
FC Felgueiras SAD
FC Lixa
UD Torrados


DIRIGENTE DO ANO
Cristóvão Ribeiro – FOCA – CNF
Fernando Lopes – NAI
Ricardo Silva – Associação CRCDVarziela 1932


TREINADOR/A DO ANO
Carlos Mendes – UD Várzea
Sílvia Pinto – Fluvial Portuense
Simão Marinho – FOCA – CNF


ATLETA DO ANO DE DESPORTO ADAPTADO
Jéssica Silva – Cercifel
Mónica Costa – Salta Fronteiras
Virgílio Ferreira – FC Porto


ATLETA JOVEM DO ANO FEMININO
Lara Costa – UD Várzea
Lara Machado – UD Várzea
Mariana Moreira – UD Várzea


ATLETA DO ANO FEMININO
Francisca Martins – FOCA – CNF
Lara Costa – UD Várzea
Mariana Moreira – UD Várzea


ATLETA JOVEM DO ANO MASCULINO
Diogo Sousa – Vitória SC
Leonardo Moura – FOCA – CNF
Pedro Pimenta – FOCA – CNF


ATLETA DO ANO MASCULINO
Diogo Pinto – SCP
Ruben Pires – UD Várzea
Rui Pinto – SCP


O processo de seleção dos vencedores nas respetivas categorias resultou de uma comissão externa de avaliação, constituída por um conjunto ímpar de personalidades ligadas ao processo desportivo de Felgueiras, onde se representaram dirigentes, treinadores, atletas, agentes de comunicação, entre outros agentes.

Mais notícias
Rally Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas  e Cabeceiras de Basto pela quarta vez no Seixoso