Fechar Menu
Abrir Menu

Geração F

Geração F
Geração F

Alunos/as do ensino secundário de Felgueiras debatem o “bem-estar emocional do/a estudante” em ação organizada pelo Município. Eles/as são a “Geração F”

Realizou-se no dia 31 de março, na Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras, o primeiro Debate Geração F que reuniu jovens do Ensino Secundário representantes de cada Agrupamento de Escolas e Escolas não Agrupadas da Município de Felgueiras.

Um acontecimento inédito que contou com a presença e moderação do debate de Ana Lage, Psicóloga e Membro da Direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses e de Amândio Azevedo da Direção Geral de Estatísticas de Educação e Ciência (DGEEC), como representante das escolas.

Procurando, num ambiente informal, ouvir os/as jovens numa conversa descontraída e construtiva sobre “O bem-estar emocional do/a Estudante: acolhimento e integração em contexto escolar”, no sentido de saber como se sentem na escola e tomar decisões e encontrar medidas que vão de encontro às suas expetativas.

O evento teve uma plateia restrita, marcando presença a equipa do Município, as equipas das Escolas e Escola não agrupada e alunos/as da Associação de Estudantes dos Agrupamentos de Escolas e Escola não Agrupada.

A Vereadora Ana Medeiros referiu que “estes debates fazem parte de um espaço de reflexão e pretendem colocar as gerações de alunos/as a falarem dos vários temas que lhes são comuns e pertinentes num modo de debate crítico e participação cívica.”

A atividade “Geração F” consiste na realização de debates mensais, com temas sempre diferentes, envolvendo os/as alunos/as do Ensino Secundário, nomeadamente das Associações de Estudantes.

Tendo como principais objetivos, aumentar a participação social dos jovens através da discussão de temas pertinentes, atuais e futuros, promovendo um maior envolvimento cívico e de inclusão. Fomentar a equidade e a igualdade de oportunidades de expressão e de participação social. Potenciar a relação escola/comunidade, proporcionando um momento descontraído de diálogo e de partilha de perspetivas e de confronto de ideias. Esta atividade decorre no âmbito do IGEA Educa Felgueiras 21-23 | Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, que está a ser desenvolvido no Município de Felgueiras.

Mais notícias
Procedimento Concursal AAEC’s 2024/2025