Humanamente Iguais fez mais de 300 atendimentos em 2022

Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação

O Gabinete Humanamente Iguais, na sua vertente de Gabinete de Apoio à Vítima, efectuou, durante o ano de 2022, 346 atendimentos, nas suas vertentes jurídica, social e de apoio psicológico.

A grande maioria dos atendimentos (mais de 90 por cento) foi feita com vítimas pertencentes ao sexo feminino, havendo já, no entanto, alguns homens, vítimas de violência doméstica que procuram o Gabinete.

A maioria das vítimas encontra-se na faixa dos 26 aos 45 anos, verificando-se também um crescimento no número de vítimas seniores que são acompanhadas pelo Gabinete.

Os tipos de violência mais relatados são a violência física e psicológica, mas também a violência sexual e económica.

O Gabinete Humanamente Iguais é um Gabinete de Apoio à Vítima inserido na rede nacional de apoio a vítimas. Disponibiliza atendimento jurídico, psicológico e social às vítimas que a ele recorrem, trabalhando em rede com as entidades parceiras a nível municipal, intermunicipal e nacional.

Se é vítima ou conhece alguém que é vítima, procure-nos ou contacte-nos através do email humanamenteiguais@cm-felgueiras.pt ou dos telefones 25531800 ou 969 324 106.