“Literacia Financeira” desafia a Geração F a pensar e projetar o futuro

Geração F - Alunos

No dia 23 de fevereiro, realizou-se, no Auditório da Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras, o 5º debate do Ciclo de Debates | Geração F dedicado ao tema “Literacia Financeira”.

O debate foi moderado por Ana Passos, Economista Sénior do Gabinete de Proteção Financeira da DECO, que desfiou e envolveu os/as presentes num ambiente dinâmico com recurso a casos práticos para aplicação diária de conceitos ligados à literacia financeira, apontando estratégias para uma melhor gestão do orçamento mensal, investimentos e poupanças. Como Representante das Escolas, contámos com a presença de Fernanda Queirós, Professora e Coordenadora do Curso de Gestão na Escola Profissional de Felgueiras, que partilhou a perspetiva do trabalho que tem vindo a ser feito ao nível do Ensino Profissional, no sentido de dotar os/as alunos/as de ferramentas essenciais à tomada de decisão, dada a proximidade da entrada no mercado de trabalho.

A atividade Geração F consiste na realização de debates mensais, envolvendo os/as alunos/as do Ensino Secundário, nomeadamente das Associações de Estudantes. Os principais objetivos centram-se em: aumentar a participação social dos/as jovens através da discussão de temas pertinentes, atuais e futuros, promovendo um maior envolvimento cívico e de inclusão; fomentar a equidade e a igualdade de oportunidades de expressão e de participação social; e potenciar a relação escola/comunidade, proporcionando um momento descontraído de diálogo, de partilha de perspetivas e de confronto de ideias.

Esta atividade decorreu no âmbito do IGEA Educa Felgueiras 21-23 | Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar que está a ser desenvolvido no Município de Felgueiras em parceria com a comunidade educativa concelhia.

Os Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar são cofinanciados pelo Fundo Social Europeu.