Município de Felgueiras assinala Ano Municipal da Educação

A Câmara Municipal de Felgueiras irá celebrar o Ano Municipal da Educação durante o ano letivo 2019/2020.

A cerimónia de abertura realiza-se no dia 5 de setembro no Auditório da Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras com início pelas 10.00h.

A sessão destina-se aos docentes do concelho e consiste na apresentação dos pilares fundamentais propostos para a comemoração do Ano Municipal da Educação. Segue-se um conjunto de visitas à Oficina de Conservação Restauro, à Aldeia do Burgo, ao Mosteiro de Sta. Maria de Pombeiro e à Villa Romana de Sendim. O almoço volante será servido no Parque de Campismo de Vila Fria.

A comemoração do Ano Municipal da Educação pretende assinalar o reconhecimento da importância e reflexo dos processos de educação e formação no desenvolvimento económico, social e cultural do concelho.

“O futuro faz-se no presente” e o Município de Felgueiras pretende assumir e desenvolver o seu papel de impulsionador, mediador e facilitador em matéria de estratégia e política de educação e formação.

A valorização da participação e o envolvimento de todos os atores e agentes educativos, bem como da comunidade educativa, é fundamental neste processo.

Queremos desenvolver um trabalho de proximidade com e entre todos, desconstruir problemas, construir soluções e sonhar em conjunto, tendo sempre no horizonte um amanhã melhor por e para Felgueiras.

O Ano Municipal da Educação organiza-se e vai desenvolver-se em torno de quatro pilares fundamentais:

1.Património e Memória – o reforço da identidade local representa um aspeto em que nos parece fundamental investir. E como não se pode amar e cuidar o que não se “conhece”, pretendemos disponibilizar à comunidade educativa um conjunto de recursos e atividades sobre o património e memória local, atividades essas que resultem em programas educativos que, futuramente, constituam estratégias identitárias que perpetuem a nossa história e tradições.

A ocupação romana, o artesanato, as tradições agrícolas, o rico património edificado e o incalculável legado imaterial de Felgueiras e das suas gentes são alguns dos aspetos que vamos destacar e aprofundar.