Município de Felgueiras aposta na melhoria da qualidade do serviço de prolongamento de horário

A Câmara Municipal de Felgueiras, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, está a dinamizar o projeto “O meu lugar no mundo” que tem como objetivo principal instituir um novo paradigma de qualidade no serviço de prolongamento de horário, nomeadamente, ao nível das atividades de animação e apoio à família da rede pública do pré-escolar.

O Projeto “O meu lugar no mundo” contempla uma componente de formação Profissional, bem como a disponibilização de material lúdico pedagógico. O programa de formação visa dotar o pessoal não docente que trabalha direta e diariamente com as crianças do pré-escolar, com novos conhecimentos, competências e ferramentas que lhes permitam uma atuação mais proativa no seu desempenho profissional e na promoção da melhoria da qualidade do serviço.

A formação está a cargo da entidade ED Think, que devido à contingência da pandemia COVID-19 adotou um modelo de formação híbrido. As primeiras 6 sessões são realizadas à distância e monitorizadas pela equipa técnica dos Serviços de Educação e as restantes 4 sessões serão desenvolvidas em regime presencial, em contexto real de trabalho. O kit de material pedagógico “Prolonga a Brincar” constituído por materiais artísticos, desportivos e exploratórios, servirá de base de trabalho para desenvolver atividades diversificadas e práticas inovadoras. Deste conjunto, faz também parte uma seleção de livros infantis com objetivo de reforçar a familiaridade das crianças com as histórias, enquanto instrumentos de sonhos e fantasias, potenciadoras do desenvolvimento do imaginário e da criatividade infantil.

O presidente da Câmara Municipal, Nuno Fonseca, realça que o objetivo desta formação “é proporcionar o crescimento e valorização profissional do trabalho desenvolvido pelo pessoal não docente”. Nuno Fonseca sublinha que com este projeto “daremos uma nova vida ao prolongamento de horário, com atividades orientadas e diversificadas que promovam a melhoria da qualidade do serviço educativo prestado”.