Município de Felgueiras efectivou a teleassistência gratuita a 25 pessoas idosas do concelho

MUNICÍPIO DE FELGUEIRAS DISPONIBILIZA SERVIÇO DE TELEASSISTÊNCIA A IDOSOS ISOLADOS

O Município de Felgueiras efetivou a teleassistência gratuita a 25 pessoas idosas do concelho, após projeto-piloto iniciado em junho de 2018.

“Considerando o aumento de indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade, e da população idosa e dependente que vivem em situação de isolamento, pretendeu-se implementar um serviço de teleassistência domiciliária, que permita à população idosa ou em situação de dependência, continuar integrada no seu meio habitual”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca.

“Este serviço dá resposta às situações de emergência, bom como apoio na solidão, proporcionando segurança e tranquilidade a si próprio e aos seus familiares, preservando a sua autonomia, autoestima e visando a melhoria da qualidade de vida”, acrescentou Rosa Pinto, Vereadora da Coesão e Acão Social.

O sistema de teleassistência é ativado pelo utente através de um botão de controlo remoto, que pode ser usado como um vulgar relógio de pulso. Na central de atendimento, operadores especialmente treinados para o efeito asseguram a resposta em permanência, 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Esta é uma alternativa à institucionalização encontrada pelo Município de Felgueiras para acompanhar os idosos mais isolados e dependentes no território.