O WRC Vodafone Rally de Portugal 2021 passou no domingo por Felgueiras e os trabalhos de limpeza estão concluídos

Se no troço foram os pilotos que controlaram, nas ZE o público voltou a sentir a emoção do desporto automóvel, mas com consciência e responsabilidade.
E é por um rally mais amigo do ambiente e sustentável que Felgueiras se uniu e levou a cabo um conjunto de iniciativas que pretenderam minimizar o impacto ambiental da passagem do Vodafone Rally de Portugal pelo concelho.

Em parceria com a FCC ENVIRONMENT PORTUGAL, S. A., o Município de felgueiras instalou um número significativo de ecopontos para separação de plástico e metal (amarelo), vidro (verde), papel e cartão (azul) ao longo do troço, em especial nas zonas destinadas ao público.

O guia das boas práticas ambientais do Vodafone Rally de Portugal teve este ano uma firme mensagem em torno das máscaras faciais descartáveis. O grande desafio em tempos de pandemia passou pelo apelo ao público para que colocassem este forte elemento poluidor nos caixotes dos indiferenciados, espalhados pelos locais de público.

Os colaboradores do Município e os voluntários (Marshall) dispersos pelos vários pontos do troço e nas zonas que acolheram público, fizeram a limpeza dos espaços, ficando a recolha e tratamento deste lixo a cargo da empresa parceira.

Desta forma, e à boleia da proatividade e da forte consciencialização ambiental de todos, o Município e o ACP – Automóvel Clube de Portugal, organizador da prova, contribuem para replicar o modelo de sustentabilidade ambiental de 2019, que valeu ao WRC Vodafone Rally de Portugal a certificação ambiental máxima por parte da FIA, sendo considerado exemplo a seguir por outros eventos e atividades desportivas de todo o mundo, pelo Comité Olímpico Internacional.

O Presidente da CM de Felgueiras, Nuno Fonseca,  agradece ao público pelo civismo e pelo comportamento consciente demonstrados ao longo de toda a prova, bem como o cuidado com o meio ambiente, dizendo  “ que ficou apenas o rasto dos pneus no percurso do rally e as emoções do regresso do Rally de Portugal a Felgueiras, 23 anos depois”.