Oficinas de empregabilidade para finalistas do Ensino Profissional

No sentido de preparar os estudantes para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, o Município de Felgueiras, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), iniciou em meados do mês de novembro do ano letivo em curso, em parceria com os Estabelecimentos de Ensino do Concelho, as oficinas de empregabilidade dirigidas aos estudantes do 12º ano, do ensino profissional.

A situação atual do mercado de trabalho exige por parte dos jovens uma postura ativa e organizada na procura de emprego.
Nesse sentido as oficinas de empregabilidade apresentam-se como uma metodologia para capacitar os alunos do 3.º ano do Ensino Profissional ao promover o desenvolvimento de competências e explorar estratégias facilitadoras à inserção no mercado de trabalho.
Promover o autoconhecimento, suas potencialidades e fragilidades, analisar os processos de recrutamento e seleção (como se preparar para uma entrevista de emprego e como elaborar um curriculum vitae), refletir sobre os desafios associados à integração profissional e dar a conhecer os instrumentos de apoio à procura de emprego e oportunidades, são algumas das questões abordadas no decorrer das oficinas.

As oficinas de empregabilidade são dinamizadas em dois formatos: sessões de grupo/turma com duração de 90 minutos e sessões individuais que deverão ser agendadas com a Assistente Social do PIICIE, para um atendimento mais personalizado conducente à elaboração de um dossier de procura de emprego.

Até ao momento foram realizadas as sessões na Escola Secundária de Felgueiras tendo beneficiado cerca de 100 estudantes.
Durante o mês de janeiro vão iniciar as sessões em quatro turmas da Escola Profissional de Felgueiras e em duas turmas na Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos, abrangendo cerca de 126 estudantes. Até ao final do 2º período serão ainda agendadas e realizadas as sessões na Escola Secundária da Lixa.

A realização das oficinas de empregabilidade procuram ser assim mais um contributo à formação dos jovens para que estes possam enfrentar os desafios da procura do primeiro emprego melhor preparados e orientados com vista a uma transição bem sucedida para a vida ativa.